Construção industrial
Resenha: Construção industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliaaaaaaa • 11/3/2014 • Resenha • 380 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
sabela Zucoloto de Oliveira Guimarães Barbosa, de 17 anos, mora em Altinópolis e foi uma das 5 milhões de pessoas que prestaram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em 2013.
O que diferencia Isabela de muitos desses estudantes? A nota máxima (1.000 pontos) em redação – que costuma ser o terror dos vestibulandos.
A notícia pegou a estudante de surpresa no dia 3, quando as notas do Enem foram divulgadas. “Eu fiquei muito feliz na hora que vi. Meus pais estavam dormindo, acordei eles para contar e eles acordaram gritando e me abraçando”, diz.
O tema da redação foi “Efeitos da Lei Seca no Brasil” – o que complicou a vida da estudante. “Quando eu vi o tema, fiquei meio surpresa, porque tinha focado em outros temas”, explica. “Mas achei bacana”, completa.
Isabela chegou a ter contato com o tema no começo de 2013, quando fazia curso de redação, mas não lembrava muita coisa. “Achei uma redação difícil. Ao invés de por as coisas ruins da Lei Seca, eu tentei achar as coisas boas que podiam ser feitas”, diz.
Por isso, a estudante não alimentava grandes esperanças. “Não esperava tirar a nota máxima porque, sempre que faço redações, tento puxar citações de filósofos e pensadores – e nessa não consegui pensar em nenhum”, confessa. Mas, no final, veio a “luz” “Me lembrei da música ‘Construção’, do Chico Buarque, e usei o trecho ‘Morreu na contramão atrapalhando o tráfego’”, diz.
A jovem pretende cursar engenharia de produção na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
As dez dicas de Isabela para uma boa redação são:
1- Ler muito, sobretudo jornais, clássicos da literatura e artigos de opinião.
2- Ter o apoio familiar, de uma boa escola e de bons cursos para a leitura.
3- Ter senso crítico e ser atualizado.
4- Desenvolver coerência entre o que será exposto e se embasar em argumentos consistentes.
5- Pensar nos aspectos políticos, sociais e econômicos do que será proposto como intervenção social.
6- Ser claro e objetivo ao expôr suas ideias.
7- Usar uma linguagem diferenciada e um pouco mais culta que o normal.
8- Citar trechos de músicas, poemas, enfim...obras que se relacionem com o que for dito.
9- Se possível, fazer relação com fatos históricos passados, pois é muito importante.
10- E...torcer para que o tema seja um que você domine...pois ele sempre é imprevisível haha!
...