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Construções de diagramas de interação

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Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

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7.3 CONSTRUÇÕES DE DIAGRAMAS DE INTERAÇÃO

Agora veremos um procedimento para a construção de diagramas de interação.

7.3.1 ESCOLHENDO ENTRE DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA E DE COLABORAÇÃO

Características de cada tipo de diagrama:

• Diagrama de sequência: exibe as mensagens ordenadas no tempo. A visualização fica dificultada conforme o número de objetos cresce, pois a disposição dos objetos é feita em uma dimensão.

• Diagrama de colaboração: a disposição dos objetos é feita em duas dimensões, o que resulta em uma melhor utilização do espaço de diagramação em relação ao diagrama de sequência.

Um diagrama de sequência pode ser transformado em um diagrama de colaboração equivalente e vice-versa, há inclusive ferramenta CASE que realiza essa transformação automaticamente.

7.3.2 MENSAGENS PARA CUMPRIR RESPONSABILIDADES

Quando um objeto precisa de ajuda para realizar alguma de suas responsabilidades, ele deve enviar mensagens a outros objetos. Portanto, o fato de um objeto precisar de ajuda indica a necessidade de esse objeto enviar mensagens para outros.

Por outro lado uma mensagem indica uma operação existente no objeto receptor.

Na construção de um diagrama de interação a especificação da mensagem de um objeto para outro, é na verdade a especificação de operações que as classes devem ter.

Na construção dos diagramas de interação, o modelador deve questionar se tal objeto tem condições de responder à mensagem sozinho ou precisa enviar mensagens a outros objetos.

7.3.3 PROCEDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO

Abaixo temos um procedimento para construir diagramas de interação, tanto para diagramas de sequência quanto para de colaboração,

1. Para cada caso de uso, defina um conjunto de cenários relevantes.

2. Para cada cenário definido, faça o seguinte:

A. Posicione os atores, objetos de fronteira e objetos de controle no diagrama.

B. Para cada passo do cenário selecionado, defina as mensagens a serem enviadas de um objeto a outro.

C. Defina as cláusulas de condição e de interação, se existirem, para as mensagens.

D. Adicione multiobjetos e entidade à medida que a sua participação se faça necessária no cenário selecionado.

Passo 1, a definição dos cenários depende da complexidade dos passos do caso de uso.

Passo 2, definimos as mensagens que devem ser enviadas especificando definindo:

a. O nome da mensagem

b. O argumento de cada mensagem, caso exista.

c. O valor de retorno da operação correspondente, caso exista.

d. Cláusulas de condição e de repetição, caso exista.

O modelador deve verificar a consistência do diagrama

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