Contabilidade Geral
Casos: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irlei121 • 27/9/2013 • 4.643 Palavras (19 Páginas) • 458 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
UNIDERP
2012
FERNANDA SILVA EVANGELISTA RA/366920
FRANCIELLY GONÇALVES DE LIMA RA/382818
IRLEI DO COUTO BORGES RA/356206
KALEB DE OLIVEIRA PIRES RA/378007
MATHEUS GUILHERME RA/355780
1º DESAFIO DE APRENDIZAGEM – CO
Curso: Administração
Disciplina:Comportamento Organizacional
Tutora EAD: Leidy Oliveira
Unidade Federativa:Goiás
Cidade:Cristalina
Pólo:UNIDERP-Cristalina
Cristalina-GO
2012
FERNANDA SILVA EVANGELISTA RA/366920
FRANCIELLY GONÇALVES DE LIMA RA/382818
IRLEI DO COUTO BORGES RA/356206
KALEB DE OLIVEIRA PIRES RA/378007
MATHEUS GUILHERME RA/355780
1º DESAFIO DE APRENDIZAGEM – CO
Trabalho elaborado para fins de avaliação da disciplina de Comportamento Organizacional, no curso de Administração, 1º período da Universidade Anhanguera. Sob orientação da Tutora EAD Leidy Oliveira.
Cristalina-GO
2012
Introdução
Apresentamos o Desafio da disciplina Comportamento Organizacional, perceberemos a importância de conhecer sua conceituação, compreendendo seu contexto para entender as suas dimensões e efetivadas no CO.
Observaremos a velocidade das mudanças nas organizações, seus efeitos sobre os indivíduos. Analisaremos as diferentes concepções de personalidade e o uso do termo motivação.
Entenderemos, por que os fatores motivacionais conduzem à satisfação do indivíduo dentro do seu trabalho.
Alem disso, as organizações não são estáticas e nem são inertes. Elas têm vida própria, nascem, crescem, vivem e morrem. As organizações são organismos vivos e inteligentes que se ajustam e se adaptam continua e incessantemente ao contexto ambiental em que vivem.
O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
CAPÍTULO I
Conceito de CO
Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatizam-se o comportamento relativo a funções, trabalho, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum. As organizações são instrumentos sociais por meio dos quais muitas pessoas combinam seus esforços e trabalham juntas para atingir propósitos que isoladamente jamais poderiam fazê-lo. (I.Chiavenato, 2005)
Comportamento Organizacional, Andrew J. Dubrin – é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Principais Conceitos da Teoria dos Sistemas
Tipos de sistemas: fechado e aberto. Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação das organizações em sistemas fechados ou abertos. Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotando-se, para isso, enfoques racionalistas.
Buguslaw apud (BERTALANFFY, 1977) assente que:
Os sistemas estão em toda parte [...] são o verdadeiro núcleo de uma nova tecnologia e tecnocracia. Seus executantes são os ‘novos utopistas’ de nosso tempo, que - em contraste com a raça clássica cujas idéias permaneciam entre as capas dos livros – estão em ação criando um Mundo Novo, admirável ou não.
Quadro Comparativo entre: Sistema aberto e Sistema Fechado
Sistema Aberto Sistema Fechado
Sistemas abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente , através de entradas e saídas . Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente . São eminentemente adaptativos , isto é , para sobreviverem devem reajustar-se constantemente às condições do meio . Mantêm um jogo recíproco com
...