Controles Gerenciais
Artigos Científicos: Controles Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigo_sage • 12/5/2014 • 9.937 Palavras (40 Páginas) • 214 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR-ISES
FACULDADE SUMARÉ
Trabalho sobre Controle gerencial
SÃO PAULO
2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR-ISES
FACULDADE SUMARÉ
Trabalho sobre Controle gerencial
SÃO PAULO
2014
O artigo apresenta os conceitos de um sistema de controle gerencial e possíveis aplicações desses sistemas em entidades governamentais. São comentados os diversos aspectos de um sistema de controle gerencial, sua importância para a administração de recursos e tomada de decisões, sempre enfocando a utilidade imperiosa de um sistema como esse também em entidades sem fins lucrativos.
The paper presents the concepts of a management control system and possible applications of these systems in government entities. Are discussed the various aspects of a management control system, its importance for resource management and decision making, always focusing on the overriding utility of such a system also nonprofits.
Indice
1-Contabilidade………………………………………………pag.6 a 8
2-Contas a pagar...................................................................pag.9 a 14
3-Contas a receber................................................................pag.15 a 16
4-Controle de bancos............................................................pag.17 a 26
5-Controle de estoque...........................................................pag.27 a 32
6-Custo e venda na indústria...............................................pag.33
7-Custo e venda no comercio...............................................pag.34 a 35
8-Custo e venda nos serviços................................................pag.36 a 37
9-Fluxo de caixa.....................................................................pag.37 a 44
1-Controles gerenciais - Contabilidade
Podemos dizer que o controle gerencial é a melhor forma de não ficar a ver navios na gestão de uma empresa.
Sem este controle não se sabe quais são os problemas da empresa ao certo, se está sendo feito algo errado, o que está sendo feito de forma correta tudo se baseia no em informações sem fundamento sólido, informais ou até o famoso achismo ou o chamado faro ,pecado que não é admissível em no mercado altamente competitivo como o atual .Está empresa “sem controle” tem grandes chances de cair.
Sabemos que para o controle gerencial são utilizados diversos indicadores um dos primordiais é a “Contabilidade” necessária para documentar todo o processo de fluxo financeiro da empresa e que obedece a diversas normas para que seja reconhecido pelo governo e os órgãos reguladores, e não haja problemas mais profundos nem nos tempos de bonança nem quando ocorrer necessidade de auxilio em caso de falência.
A contabilidade é um procedimento de registro organizado de todas as transações efetuadas pela empresa, é uma ferramenta indispensável para a gestão dos negócios. A gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e sempre envolve a movimentação de recursos financeiros, assim, necessita de uma adequada estrutura de informações confiáveis, e a contabilidade é a principal delas.
A contabilidade alcança sua finalidade através do registro de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio da empresa, objetivando assegurar seu controle e fornecer aos seus administradores as informações necessárias à tomada de decisão. O registro de todas as ocorrências patrimoniais é feito pela contabilidade através da técnica que lhe é própria, chamada de escrituração.
Abaixo mais detalhes:
Termo “Patrimônio” são os bens direitos e obrigações da empresa totalizando o que a mesma possui e suas obrigações.
Para que a contabilidade desempenhe seu papel de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, ela precisa apresentar esses elementos patrimoniais de alguma forma. A maneira que a Contabilidade utiliza para representar a situação patrimonial é a forma
gráfica. Os bens, direitos, e obrigações podem ser didaticamente dispostos em gráfico em forma de “ T ”:
PATRIMÔNIO
ATIVO PASSIVO
Bens
Direitos Obrigações
Patrimônio Líquido
O lado esquerdo do gráfico recebe o nome de Ativo, pois é composto pelos bens e pelos direitos, que formam o conjunto dos elementos patrimoniais positivos da empresa. O lado direito do gráfico recebe o nome de Passivo, pois é composto pelas Obrigações, as quais formam o grupo dos elementos negativos da empresa.
No gráfico em “T” acima, que serve para representarmos os elementos
...