Copos Reutilizáveis em refeitório de indústrias
Por: caeduane • 9/7/2018 • Artigo • 913 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
Título: Copos reutilizáveis em refeitório de indústrias.
Autor: Camila Petrillo Gonçalves Manflim
Resumo: Em elaboração.
Palavras-chave: Copos, reutilizáveis, refeitórios, indútrias.
Introdução: O mundo está descobrindo que os tão amandos materiais descartáveis estão causando os maiores danos ao meio ambiente, as pessoas não tem maturidade para trabalhar com este tipo de material, pois a coleta seletiva não é algo intrínseco destes seres, infelizmente, pois o meio ambiente está pagando caro por estas consequências.
Em março de 2018 houve um estudo sobre as ilhas de plásticos de oceanos apresentado na revista Galileu, a qual apresenta que a ilha de lixo do oceano Pacífico apresenta “1,6 milhão de metros quadrados de detritos e 79 mil toneladas de plástico, Grande Mancha de Lixo do Pacífico tem tamanho equivalente a duas vezes a área da França”.
Figura 1 – Ilha de plástico
Figura 2-
Segundo Deixonne, ecologista e cientista são onde se localizam a massa de dejetos “se encontra em águas pouco transitadas pela navegação mercantil e turística”, é formada de plástico proveniente das costas marítimas, e é de difícil detecção, já que os satélites não conseguem captar sua presença, sendo possível avistá-la somente a partir de embarcações marítimas. Esta “massa plástica” flutua e se envolvem no giro oceânico devido às correntes oceânicas.
Figura 3 – Oceano Pacífico
Isso demonstra que o uso desenfreado dos utensílios de plástico estão agredindo os oceanos mais do que imaginamos, e se esta poluição está chegando até aos lugares mais difíceis do planeta, já é possível avaliar o que está ocorrendo tanto com os rios que correm dentro das cidades, os lagos nos parques.
Figura 4 – Tartaruga sofrendo os efeitos dos plásticos nos oceanos
Foi a partir deste pensamento que o time de meio ambiente de uma indústria multinacional no seguimento de confeitos no interior de Bauru decidiu colaborar de forma sustentável com o planeta. Foram realizados estudos de viabilidades para identificar qual o maior resíduo gerado, muitos inerentes do processo de fabricação de balas e gomas e sendo assim já estavam sendo tratados em outros fóruns com equipes multidisciplinares. Foi então que o foco se deteve na área do refeitório, onde era consumidos aproximadamente 04 copos descartáveis por dia, considerando uma rotatividade de 1000 colaboradores no local.
Sendo assim, demos andamento ao estudo de viabilidade de substituição de copos descartáveis por copos sustentáveis na área de refeitório.
Desenvolvimento:
O planeta Terra vem sofrendo com o consumo desenfreado de artigos plásticos e com o descaso da população em descartar de forma incorreta. Em paralelo a esta situação as empresas de disposição de resíduos buscam a cada dia se desenvolver para aproveitar este aumento de consumo para gerar renda através da venda dos resíduos para reaproveitamento ou reciclagem. Outras empresas estão apostando em desenvolver utensílios reutilizáveis e mais duráveis do que os já utilizados.
Pensando neste desenvolvimento e buscando a melhoria contínua, uma empresa no seguimento de alimentos nos interior do estado de São Paulo apostou em uma destas empresas.
Uma equipe multidisciplinar se reuniu e com base numa árvore de perdas (resíduos gerados) foram levantados que as maiores barras do Pareto eram lodo gerado através do tratamento de efluentes sanitários e industriais na ETE (estação de tratamento de efluentes), papelão e copos plásticos.
Após análise, um grupo focou nas atividades da ETE, outro grupo
...