Correção dos Erros e Cálculo dos Volumes
Por: sidneipilatti • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
[pic 1]
Trabalho de Topografia:[pic 2] Correção dos Erros e
Cálculos dos Volumes[pic 3]
Campus Maracanã
Dezembro/2015
CEFET/RJ
Engenharia Civil
Trabalho de Topografia:
Correção dos Erros e
Cálculos dos Volumes
Trabalho apresentado ao Prof. Carlos Alexandre de Souza e Silva pelo aluno Matheus Bellotti de Souza Tonon, do curso de Engenharia Civil, como avaliação da disciplina Topografia e Geodésia; do 4º período da Graduação.
Campus Maracanã
Dezembro/2015
- Introdução:
Este trabalho tem como finalidade encontrar os erros do levantamento topográfico feito no trabalho anterior, fazendo as aplicações de suas devidas correções. A partir disso, determinar os pontos mais extremos do terreno, e, através do seu croqui, fazer a inserção das curvas de nível no mesmo. Após isso, traçar os perfis do terreno, possibilitando os cálculos de altura média, volumes de corte e de aterro.
- Justificativa:
O levantamento foi realizado com a intenção de colocar em prática a matéria Topografia e Geodésia dada pelo professor Carlos em sala de aula.
O trabalho foi dividido nas seguintes etapas:
- Cálculos dos erros e correções;
- Aplicação das correções;
- Determinação dos pontos mais extremos;
- Croqui do terreno com as coordenadas correspondentes e cálculo de sua área;
- Inserção das curvas de nível no terreno;
- Perfis do terreno;
- Cálculos da altura média, volumes de corte e de aterro;
- Execução do relatório.
[pic 4][pic 5]
- Conclusão:
Pode-se concluir que esta parte da topografia é algo bem complexo e trabalhoso de se fazer, ainda mais quando esses levantamentos precisam ser feitos sem o auxilio de um aparelho especifico para essa tarefa, como o teodolito ou estação total, além de poder submeter o topógrafo a situações indesejáveis e desconfortáveis. Apesar dessas dificuldades, ambos os métodos apresentaram resultados satisfatórios, visto que não foi utilizado nenhum equipamento profissional, apenas uma trena de 30m para aferir as medidas do terreno, e, mesmo assim, encontrando uma diferença menor do que 0,5m². Por fim, o trabalho fez com que percebêssemos o que é importante medir em cada um dos métodos, o quão trabalhoso é, ao fazer vários procedimentos matemáticos, e as condições que podem ser encontradas no trabalho de campo num levantamento topográfico.
...