Curso de Especialização em Segurança do Trabalho Radiações Não Ionizantes
Por: Claudia Marasciulo • 30/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 284 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Universidade Franciscana
Curso de Especialização em Segurança do Trabalho
Radiações Não Ionizantes
Aluno (a): Gabrielle Marasciulo Garcia
1) Que distância da fonte de DOC abaixo da qual há maiores riscos de exposição ocupacional?
Existem maiores riscos de exposição ocupacional a uma distância de 0,5 metros da fonte de radiação. Os campos perdem intensidade na medida em que há aumento de distância à fonte, podendo, porém ter comportamento anormal devido à interferência com objetos e acessórios metálicos que se encontram no mesmo ambiente da fonte.
2) Que limites ocupacionais são recomendados pelo ICNIRP para os campos elétrico e magnético na faixa de frequência de 10 a 400 MHz?
Os limites ocupacionais recomendados encontram-se na faixa de frequência de 10 à 400 MHz seja de 61 V/m (Volt por metro) e 0,16 A/m (Ampere por metro), respectivamente.
3) O que é uma gaiola de Faraday?
É uma gaiola construída com barras metálicas nas quais formam uma malha que será responsável por isolar o campo eletromagnético criado dentro dela ou proteger algo que está dentro dela de um campo magnético externo.
4) Que conduta por parte dos fisioterapeutas é sugerida como forma de se protegerem da exposição à radiação não ionizante produzida pela DOC?
Recomenda-se que os fisioterapeutas, como meio de proteção à exposição a radiação não ionizante produzida pela DOC, não permaneçam junto dos pacientes e preferencialmente saiam da sala durante o tratamento.
5) Que conclusão o trabalho expressa sobre a eficácia das gaiolas de Faraday?
As gaiolas de Faraday não são eficazes quando trata-se de proteção aos fisioterapeutas durante o tratamento com radiação não ionizante produzida pela DOC, sendo que além disso, aumentam ainda mais os níveis de exposição que esses profissionais poderão ser submetidos.
...