Curso de Teologia Trabalho de Cidadania
Por: jcesarsdc • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 488 Visualizações
Curso de Teologia
Trabalho de Cidadania
[pic 1]
Nome: Aline Carvalho
Professor: Roberval
1. Princípios
A- Por que discipular? (Causa)
“Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.” (I 4:17)
O discipulado, como o nome mesmo diz, é ter discípulo ao lado, ou seja, caminhar em companheirismo. O discipulado é companheirismo, é compartilhar, pois não retém a sua formação para si só. O discipulador não é ermitão, solitário; não procura seus próprios interesses; não vive em soberba. É um ensinador, um incansável guia; é fôrma pronta para formar. O companheirismo é a ação de estar com o companheiro. Não é estar com alguém apenas, como dizem os dicionários, de uma forma superficial. Muitos podem estar com alguém apenas por estar, mas não haver entre ambos companheirismos.
B- Para que discipular? (Objetivo)
Fazer discípulos é uma necessidade, pois deixaremos um legado espiritual para as próximas gerações, que terão como base a palavra de Deus. Deus espera que treinemos vidas e as capacitemos no caráter de Cristo. Se assim for, estaremos formando discípulos que amam ao Senhor, e que não tem, dificuldades em amar as vidas e dispensar tempo para vê-las fielmente servindo ao Pai.
C- O que move você a discipular? (Essência)
A essência do discipulado é o amor pelas vidas, uma vez que o próprio Jesus nos deu essa ordem: Ide é fazei discípulos de todas nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Isso requer de nós muito amor, dedicação e uma atenção especial.
D- Qual atitude usará para discipular? (Sentimento)
Atitudes indispensáveis para que todo discípulo precisa ter para que o discipulado seja a ferramenta que Deus espera que seja. Para que o discipulado de certo é importante ter a revelação certa de como o discipulado deve acontecer, se ele não for aplicado e vivenciado da maneira certa ele será mais maldição do que benção. Temos que entender e discernir o discipulado da maneira certa
E- Qual o resultado você espera obter? (Frutos)
No discipulado o crescimento é avaliado pelos frutos, como a Bíblia diz que a árvore deve ser conhecida- Mt 7:20. Espera-se que o discípulo manifeste frutos dignos de arrependimento, mudança de atitude, caráter transformado, mudança de valores que se revelam no estilo de vida, forma de conduta e escolhas, atitude prática de amor ao próximo.
2. Métodos
A- O discípulo
- A ESCOLHA DO DISCIPULO.
Particularmente procuro observar as pessoas que estão a minha volta e de alguma forma procuro acompanhá-las. Para orientá-las, a ter uma vida alicerçada na palavra, sendo obediente ao Senhor.
- NECESSIDADES GERAIS.
As pessoas em geral possuem necessidades de entendimento da palavra, e de busca do Espírito Santo.
- NECESSIDADES ESPECIFICAS IDENTIFICADAS.
Ter sabedoria para lidar com assuntos na área conjugal, na área financeira e familiar.
B- A base
- ENSINAMENTO.
Ter momentos de leitura de palavra, compartilhando experiências, contando as bênçãos recebidas, falar sobre momentos de prova e intimidade com Deus.
- ORAÇÃO
Ensinar a IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO, que é uma das formas de comunicação com Deus, que devemos ter essa pratica diária em nossas vidas, por que isso nos traz uma fé solida e firme.
- TREINAMENTO
Convidando a participar dos cultos, vigílias, retiros, escola bíblica, momentos que ela terá para aprofundar na palavra de Deus.
- MOTIVAÇÃO
...