DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE MECÂNICA
Por: Victor Trindade • 14/11/2019 • Trabalho acadêmico • 422 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE MECÂNICA
VICTOR EDUARDO TRINDADE
GABRIEL CARLOS VENTURINI
SANDOR TARDELLI
JOÃO BOSSONI
YASSER TAUIL
KAUAM PIASSENTIN
RELATÓRIO TECNICO: ATIVADES 1 E 2
DOCENTE:
LONDRINA
2019
INTRODUÇÃO
Neste relatório, iremos discutir sobre duas abordagens de simulação de linhas de produção, afim de compreendermos as influências das ferramentas da qualidade, no processo de produção de uma empresa. A simulação 1 ocorreu de forma desorganizada, sem a implantação de ferramentas e ideologias que promovessem a produção, com isso foi possível visualizar problemas, como “gargalos” nas operações e ineficiência produtiva. Já na simulação 2, algumas ferramentas foram aplicadas afim de aprimorar a produção e reduzir os problemas identificados na simulação 1, com isso, reduziu-se significativamente o tempo de produção.
- SIMULAÇÃO 1
2.1 Diagnóstico
Proposto pelo professor, a atividade 1 consistia em entregar para o cliente o produto desejado pelo mesmo, em um prazo de 15 segundos, o produto era composto por um lote de 7 peças de uma mesma cor, o cliente solicitava a cor do lote e dentro dos 15 segundos o produto deveria ser entregue. Os setores da “empresa” foram separados pelo professor, e cada setor era responsável por uma etapa de fabricação do produto, os setores foram divididos em:
Setor 1: corte das folhas sulfites no tamanho padrão da peça
Setor 2: pintura das peças (maquinário)
Setor 3: corte das fitas e colagem das fitas na peça
Entre os setores, havia um funcionário (sabugo) que fazia a comunicação entre os setores, a sua função era de levar a peça de um setor ao outro, e de atender as exigências do chefe.
Durante a pratica, foi possível detectar o aparecimento de certos problemas que interferiram no prazo de entrega do produto:
- Distância entre setores: o sabugo perdia muito tempo pra levar a peça de um setor para o outro, e as vezes acabava sobrecarregando o seu serviço por conta da demanda exigida pelo cliente e pelos setores.
- Maquinário: a máquina de pintura era de difícil manuseio e exigia do funcionário certa habilidade e experiência, o que ocasionava um congestionamento nesse setor (2)
- Falta de comunicação: falta de comunicação entre o diretor de vendas e o chefe, pois eram feitas peças que muitas vezes não acabavam sendo pedidas pelo cliente.
- Tamanho do lote: o tamanho do lote era muito grande o q demorava para ser produzido, e com o tempo de conserto/prevenção do maquinário acabava atrasando mais o tempo de produção.
...