DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE BAIXO CUSTO MOVIDO A VAPOR
Por: Lorena Bandeira • 16/3/2019 • Trabalho acadêmico • 617 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA
[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL E ELÉTRICA
DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE BAIXO CUSTO MOVIDO A VAPOR.
Santarém – PA
2018[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA
ENGENHARIA CIVIL E ELÉTRICA
TURMA GNA
Ada Lorena
Antonio Edney
Henrique Umbuzeiro
Igor Azevedo
Jaqueline Angelica
Leandro Ficagna
Raimundo Wendel
Vitor Rodrigues
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Termodinâmica do curso de Engenharia Civil e Elétrica da UNAMA, ministrada pelo Prof. Msc. Marlison Sá.
Santarém – PA
2018[pic 3]
SUMARIO
INTRODUÇÃO_________________________________________4
OBJETIVO____________________________________________5
METODOLOGIA _______________________________________6
MOTOR A VAPOR______________________________________7
CONCLUSÃO__________________________________________8
REFERENCIAS ________________________________________9
ANEXO I – Execução do trabalho________________________10
INTRODUÇÃO
O motor a vapor já vem sendo utilizado a muitos anos, mas com diversos objetivos. O primeiro registro que se tem um objeto movido a vapor foi no Século I a. C., quando o matemático e engenheiro Heron de Alexandria criou a Eolípila. Os primeiros motores a vapor só foram criados no final do século XVII com interesse industrial, mas somente em 1712, Thomas Newcomen criou o motor a vapor que foi amplamente utilizado. Com o passar dos anos esses motores foram se aperfeiçoando e sendo utilizados para diversas finalidades, como mover moinhos, movimentar locomotivas, barcos, além de fundições e minas de carvão e assim serviu de base para a Revolução Industrial.
Os primeiros automóveis utilizavam motores a vapor, mas foi aos poucos sendo substituído pelo motor de combustão interna, alimentado por gasolina. Eles eram mais seguros (o vapor poderia espirrar quando o dono tentasse manusear o motor) e seu acionamento era mais rápido (motores a vapor necessitavam que sua água esquentasse até o ponto de vapor, como numa chaleira).
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo o projeto e analise de um motor a vapor de baixo custo, que sirva de fonte de conhecimento e pesquisa.
METODOLOGIA
No projeto de motor a vapor de baixo custo apresentado, foi usado a metodologia descritiva que visa explicar acontecimentos de fatos, estabelecendo métodos, critérios e técnicas para elucida-lo.
MOTOR A VAPOR
O motor a vapor, também chamado de máquina a vapor e turbina a vapor, é um tipo de máquina térmica que explora a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da termodinâmica. Embora a invenção do motor de combustão interna no final do século XIX parecesse ter tornado obsoleta a máquina a vapor, ela ainda hoje é muito utilizadaː por exemplo, nos reatores nucleares que servem para a geração de eletricidade.
No caso da máquina a vapor, o fluido de trabalho é o vapor de água sob alta pressão e a alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no princípio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo.
Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para fabricação de tecidos, onde a água acumulada nas minas de ferro e de carvão era aquecida para gerar vapor. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As fábricas se espalharam rapidamente e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Primeira Revolução Industrial.
...