DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
Pesquisas Acadêmicas: DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carapato • 9/10/2013 • 865 Palavras (4 Páginas) • 1.037 Visualizações
INTRODUÇÃO
Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras. A despeito do sabor desagradável que referidos níveis podem suscitar elas não causam problemas fisiológicos. No Brasil, o valor máximo permissível de dureza total fixado pelo padrão de potabilidade, ora em vigor, é de 500mgCaCO3/L.
A dureza é devida à presença de cátions metálicos divalentes, os quais são capazes de reagir com sabão formando precipitados e com certos ânions presentes na água para formar crostas. Os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio tendo um papel secundário o zinco e o estrôncio. Algumas vezes, alumínio e ferro férrico são considerados como contribuintes da dureza.
Em situações específicas convém conhecer-se as durezas devidas ao cálcio e ao magnésio, individualmente. Este é o caso do processo cal-soda de abrandamento de água no qual tem-se necessidade de conhecer a fração da dureza de magnésio para estimar a demanda de cal.
Quando a dureza é numericamente maior que a alcalinidade total a fração da dureza igual a esta última é chamada de dureza de carbonato e a quantidade em excesso é chamada de dureza de não carbonato. Quando a dureza for menor ou igual à alcalinidade total toda a dureza presente é chamada de dureza de carbonato e a dureza de não carbonato estará ausente.
O EDTA é, sem sombra de dúvida, o agente de complexação mais importante em química analítica. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados quantitativamente pelo EDTA: por titulação direta ou por uma sequencia de reações indiretas.(Harris, Daniel C.)
O método titrimétrico do EDTA - é o método mais comumente empregado na determinação de dureza sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelatos com certos cátions metálicos.
O objetivo deste experimento é determinar a concetração do Ca2+ e Mg2+ na amostra de água mineral comercial.
EXPERIMENTAL
Reagentes
Foram utilizados os seguintes reagentes:
EDTA P.A.
NH4OH concentrado
Pastilhas tampão para determinação da dureza
Solução de NaOH – 1mol/L
Indicador murexida;
Amostra de água mineral (aluno)
Instrumental
Foram utilizadas diversas vidrarias como: 2 erlenmeyers de 250 mL
Bureta de 25 mL
3 pipetas graduadas de 5 mL
Pipeta volumétrica de 100 mL
Balança
Papel indicador universal
Pêra
Bastão de vidro
Béquer de 50 mL
Vidro de relógio
Balão volumétrico de 100 mL
Espátula
Procedimento
Primeiramente preparou-se o volume de 100mL de uma solução de EDTA 0,01mol/L (solução padronizada).
Determinação da dureza total da água:
Em um erlenmeyer-250mL pipetou-se 100mL da água mineral (amostra) a ser analisada. Após esse procedimento inicial adicionou-se 1mL de solução de NH4OH concentrado, afim de se obter um pH 10, o que resultou encontrado. Adicionou-se um tablete tampão para dureza na solução e agitou-se até que o mesmo se diluísse no meio. Ambientalizou-se a bureta e completou-se o volume da mesma com a solução de EDTA 0,01mol/L preparada anteriormente. Titulamos a solução do erlenmeyer-250mL lentamente até que observou-se alteração na coloração para verde, não foi preciso adicionar mais uma gota de EDTA 0,01mol/L. O volume de EDTA 0,01mol/L utilizado foi de 4,3mL, e como o procedimento foi realizado em duplicata, na segunda titulação
...