DOCUMENTO DE REQUISITOS ENGENHARIA DE SOFTWARE
Por: Anderson Cardoso • 7/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.587 Palavras (11 Páginas) • 671 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Campus Russas
Curso Engenharia de Software
Disciplina: Introdução a Processos e Requisitos de Software
Professora: Marília S. Mendes
Documento para as Etapa 3 e 4
Documento de requisitos
Gerenciamento do sistema de estacionamento
Anderson Alexandre Paz Cardoso
Data: 26/06/2015
Russas - Ceará
Sumário
INTRODUÇÃO
1.1. Visão geral do documento
1.2. Convenções, termos e abreviações
1.3. Identificação dos requisitos
1.4. Prioridades dos requisitos
DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA
1.5. Sistema
1.6. Stakeholders
LISTAGEM DOS REQUISITOS
1.7. Requisitos Funcionais
1.8. Requisitos não-Funcionais
MODELAGEM LÓGICA DA SITUAÇÃO
1.9. Diagrama de Caso de Uso
1.10. Diagrama de Classe
1.11. Descrição dos Casos de Uso
ANÁLISE DE RISCOS
Conclusão
Histórico de Alterações
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Este documento e tem como objetivo levantar e analisar requisitos do sistema de gerenciamento do sistema de estacionamento, apresentando e exemplificando o funcionamento do sistema através de analises dos processos, mostrando e esclarecendo os objetivos do sistema de gerenciamento de estacionamento.
- Visão geral do documento
- Descrição geral do sistema: Descreve o funcionamento do sistema, suas principais utilidades e soluções para os problemas propostos pelo sistema.
- Listagem dos Requisitos: Especifica todos os requisitos funcionais e não funcionais que devem ser implementados no sistema.
- Modelagem Lógica da situação: Especifica os casos de uso do sistema, as classes e seus relacionamentos, descrevendo os fluxos de eventos, e atividades caracterizadas pelos atores do sistema.
- Analise de riscos: Descreve os possíveis riscos no desenvolvimento e manutenção do sistema e utilização.
- Convenções, termos e abreviações
- GSC: Gerenciamento do sistema de estacionamento.
- Ticket: Comprovante impresso contendo informações do veículo e serviço.
- Stakeholders: pessoas ou organizações que serão afetadas pelo sistema direta ou indiretamente.
- Identificação dos requisitos
Por convenção, a referência a requisitos é feita através do nome da subseção onde eles estão descritos, seguidos do identificador do requisito, de acordo com a especificação a seguir:
[nome da subseção. identificador do requisito]
Por exemplo, o requisito funcional [Cadastrar usuário.RF001] deve estar descrito em uma subseção chamada “Cadastro de usuários”, em um bloco identificado pelo número [RF001]. Já o requisito não-funcional [Confiabilidade.NF003] deve estar descrito na seção de requisitos não-funcionais de Confiabilidade, em um bloco identificado por [NF003].
Os requisitos devem ser identificados com um identificador único. A numeração inicia com o identificador [RF001] ou [NF001] e prossegue sendo incrementada à medida que forem surgindo novos requisitos.
- Prioridades dos requisitos
Para estabelecer a prioridade dos requisitos, nas seções 4 e 5, foram adotadas as denominações “essencial”, “importante” e “desejável”.
- Essencial é o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm que ser implementados impreterivelmente.
- Importante é o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim.
- Desejável é o requisito que não compromete as funcionalidades básicas do sistema, isto é, o sistema pode funcionar de forma satisfatória sem ele. Requisitos desejáveis podem ser deixados para versões posteriores do sistema, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão que está sendo especificada.
DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA
- Sistema
O sistema de gerenciamento de estacionamento irá gerenciar o processo de funcionamento de estacionamento, otimizando o processo e melhorando a qualidade do serviço prestado para o melhor conforto e segurança do cliente.
...