Data Warehouse
Exames: Data Warehouse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regismoroni • 23/4/2014 • 554 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
Conceito e aplicação nas organizações de Data Warehouse.
Explicando os termos: Data (dados) + Warehouse (armazenagem), temos armazém de dados. Num armazém você pode encontrar uma grande quantidade de itens, produtos, variações de preços, etc. Criou-se o termo data Warehouse para transformar dados em informação.
É um conjunto de tecnologias com o objetivo de converter uma grande quantidade de dados em informações utilizáveis. Para as organizações o Data Warehouse transforma um banco de dados operacional num ambiente que permite o uso estratégico dos dados. É um ambiente e não um produto..
Desde a origem da utilização dos bancos de dados eletrônicos, com o passar dos anos, em suas novas versões e modelos, eles começaram a ficar mais flexíveis, rápidos e com uma capacidade de armazenamentos de dados muito grande. Uma maneira de trabalhar com grandes volumes de informação é criar um Data Warehouse (DW).
Quando uma organização necessita de decisões importantes, as quais podem influir nos seus rumos, é muito provável que ela, por meio de seus técnicos e corpo administrativo, procure basear suas decisões em informações históricas.
Um Data Warehouse pode fornecer exatamente isso: uma base de dados em que é possível gerar toda informação histórica. Esta última significa colocar a informação de modo muito simples.
Uma característica importante do Data Warehouse é que ele é um banco de dados desenhado para realizar tarefas analíticas utilizando dados de diferentes aplicações.
Um fator crítico para o sucesso é ter a habilidade para utilizar as informações de forma eficaz. O uso estratégico de dados pode resultar em descobertas não detectadas anteriormente com o conhecimento dessas informações, uma empresa pode formular estratégias de mercado, negócios e vendas mais eficientes.
Os objetivos de um DW são:
Combinação de dados;
Harmonização dos dados;
Limpeza dos dados;
Tradução dos dados, como produtos guardados com um código crítica;
Permitir a utilização dos dados para processamento analítico isolando a base de dados transacional;
Antecipar pedidos (gerando “query” e relatórios) com freqüência e satisfaze-los mais eficientemente (ex: guardando dados agregados por produto, loja, etc.).
Com isso tem-s múltiplas opções:
· Geração de relatórios e gráficos = traz informações necessárias para sua criação em uma única fonte de dados. Isso elimina atrasos e erros.
·
...