De acordo com a constituição das leis CLT
Ensaio: De acordo com a constituição das leis CLT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARGARUZA • 8/10/2014 • Ensaio • 481 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
É permitido esse “rebaixamento de cargo” feito com Latifa Lamuito?
Aja como se você fosse do Dpto. de RH e prepare a resposta para
Latifa, mRequisitos autorizadores da contratação
Caso 1: Segundo consta na constituição das leis da CLT.
§ 1º. Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada. (Antigo parágrafo único renumerado pelo Decreto-Lei nº 229, de 28.02.1967)
§ 2º. O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando:
a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo;
b) de atividades empresariais de caráter transitório;
c) de contrato de experiência. (Parágrafo acrescentado pelo Decreto-Lei nº 229, de 28.02.1967)
O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. Sendo assim prorrogado em no máximo 90 dias, então o caso de Maçaranduba esta dentro dos padrões estabelecidos nas leis da CLT.
Caso 2: Hipóteses de interrupção do contrato de trabalho
O artigo 473 da CLT apresenta determinadas situações em que falta ao serviço não prejudicará por conseqüência o salário, tais como:
Acidente de trabalho
Aos primeiro 15 (quinze) dias é hipótese de interrupção do contrato de trabalho, porém, superior a tal período, ainda podemos dizer, que modificação nenhuma haverá devido o artigo 4º, parágrafo único da CLT, persistindo a contagem do tempo de serviço e o empregador continua obrigado a depositar FGTS durante o afastamento do empregado (art. 15, § 5º da Lei 8.036/90).
Então no caso de Mônica caracteriza-se interrupção por acidente de trabalho.
Sim, Mônica tem direito ao aumento de salário, segundo o Artigo 471, CLT ao voltar, o empregado que estava afastado tem direito não só ao aumento salarial, mas também tem direito a todas as vantagens que a categoria obteve durante o tempo em que ficou fora.
Artigo 471, CLT- Ao empregado afastado do emprego, são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.
Caso 3:
Com base nas leis da CLT.
Casos aplicáveis
Art. 3º Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Então Wellinguiton é funcionário da empresa sim, Segundo a CLT em seu Art. 443 – O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
Obrigatoriedade
...