O que constitui um casamento de acordo com a Bíblia
Artigo: O que constitui um casamento de acordo com a Bíblia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ayume3 • 4/11/2013 • Artigo • 894 Palavras (4 Páginas) • 507 Visualizações
Pergunta: "O que constitui um casamento de acordo com a Bíblia?"
Resposta:Essa é uma pergunta difícil de responder porque a Bíblia em nenhum lugar declara explicitamente em que ponto Deus considera um casal oficialmente casados. Há três opiniões comuns: (1) Deus apenas enxerga como casamento quando o casal é casado legalmente. (2) Um casal é casado aos olhos de Deus quando eles tiveram algum tipo de cerimônia formal de casamento. (3) Deus considera um casal como casados no momento que o casamento é consumado (relação sexual). Vamos estudar cada uma das três opiniões e ver os pontos fortes e fracos de cada uma.
(1) Deus apenas enxerga como casamento quando o casal é casado legalmente.O suporte bíblico dado para essa opinião é que há versículos que defendem submissão ao governo (Romanos 13:1-7; 1 Pedro 2:17). O argumento é que se o governo exige certo tipo de “papelada” para que um casamento seja reconhecido, então um casal deve submeter-se a qualquer processo exigido pelo governo. Com certeza é bíblico que um casal se submeta ao governo, contanto que o que está sendo exigido seja razoável e não contradiga a Palavra de Deus. Romanos 13:1-2 nos diz: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação”. Podemos ver nessa passagem que submeter-se às autoridades governamentais que exigem um registro de casamento é um comando bíblico.
Há alguns pontos fracos e possíveis problemas com essa opinião. Primeiro, casamentos existiam antes de qualquer organização de governo. Por milhares de anos, pessoas se casavam antes mesmo de um registro de casamento existir. Segundo, até mesmo hoje, há alguns países que não têm nenhum reconhecimento governamental de casamento e/ou nenhum requisito legal para o casamento. Terceiro, há alguns governos que têm requisitos de casamento que não são bíblicos, mas que devem ocorrer antes que a união possa ser reconhecida legalmente. Como exemplo, há países que exigem que um casamento ocorra na igreja Católica, de acordo com os ensinamentos Católicos e administrado por um padre Católico. Obviamente, para aqueles que têm grandes discórdias com a Igreja Católica, incluindo a compreensão sacramental Católica do casamento, não seria bíblico submeter-se a um casamento na igreja Católica.
(2) Um casal é casado aos olhos de Deus quando eles tiveram algum tipo de cerimônia formal de casamento.Da mesma forma que em muitas culturas um pai dá sua filha em casamento, alguns estudiosos entendem a entrega de Eva a Adão (Gênesis 2:22) como Deus administrando a primeira “cerimônia” de casamento. Em João capítulo 2, Jesus estava presente em uma cerimônia de casamento. Jesus não estaria presente se não concordasse com o que estava ocorrendo. O fato de que Jesus estava presente de forma alguma indica que Deus exige uma cerimônia, mas com certeza indica que uma cerimônia de casamento é aceitável aos olhos de Deus. Quase todas as culturas na história da humanidade têm tido algum tipo de cerimônia formal de casamento. Por toda a história mundial, e em quase toda grande civilização humana, algo acontece, tal como um evento, ação, contrato ou proclamação,
...