Desafio Acadêmico - Ônibus da Paz (Energia Solar Fotovoltaica)
Por: Anna Clara Rosa • 26/6/2017 • Artigo • 2.711 Palavras (11 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
Autores:
Anna Clara de Oliveira Rosa
Deborah de Freitas Melo
Hugo Henrique Novais da Silva
Humberto da Silva
DESAFIO ACADEMICO: Pacto pela Paz.
Belo Horizonte
Junho de 2017
Autores:
Anna Clara de Oliveira Rosa
Deborah de Freitas Melo
Hugo Henrique Novais da Silva
Humberto da Silva
DESAFIO ACADEMICO: Pacto pela Paz
Trabalho referente ao Desafio Acadêmico apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito parcial para pontuação em todas as matérias cursadas no 1° semestre de 2017.
Profs. Me: Eliane Silva Ferreira Almeida Hiram Jackson Ferreira Sartori
Belo Horizonte
Junho de 2017
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Ônibus para adaptação................................................................... 7
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................05
2. OBJETIVO ..................................................................................................06
3. JUSTIFICATIVA .........................................................................................07
4. MEODOLOGIA MEMORIAL DESCRITIVO ...............................................08
4.1. Condições Fundamentais..............................................................09
4.2. Preparações do ônibus..................................................................09
4.3. Instalação Fotovoltaica..................................................................09
4.4. Instalação Hidráulica.....................................................................10
4.5. Revestimento das Paredes............................................................10
5. DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA E MODULO FOTOVOLTAÍCO PARA USO EM ONIBUS.............................................................................................................10
6. RESULTADO ...............................................................................................
7. CONCLUSÕES.............................................................................................
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................
- INTRODUÇÃO
Apresentado como desafio, a adaptação de um ônibus para funcionar como um banheiro com chuveiro itinerante para atender as necessidades de higiene de moradores de rua da cidade de Contagem – MG, este tipo de idéia não é algo novo, pois já existe algo semelhante ocorrendo na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos da América, o ativista Doniece Sandoval foi o pioneiro neste projeto, intitulado “Lava Mãe” a finalidade é atender cerca de 6 mil moradores de rua na cidade proporcionando uma dignidade e melhoria da auto estima à estas pessoas. Aqui no Brasil também há em algumas cidades com projetos semelhantes de mesmo caráter.
O interessante nos projetos é que a iniciativa parte sempre de cidadãos comuns que procuram ser ativos na sociedade fazendo algo para amenizar o sofrimento de pessoas que vivem nas ruas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, vivem à margem da sociedade esquecidos pelo poder público. Outro aspecto importante é que este tipo de projeto instiga o trabalho voluntario.
Dentro deste contexto e levando-se em consideração o aspecto ambiental sob o prisma da sustentabilidade o presente trabalho busca se apresentar como proposta para adaptação de sistema de energia solar com células fotovoltaicas em ônibus, possibilitando autonomia de sistema de energia no veículo e ainda aquecimento da água a ser utilizada para o banho por meio da radiação solar.
A energia solar é uma fonte de energia renovável, pois é gerada a partir do sol, que vem ao longo dos anos crescendo sua participação no sistema de geração de energia tanto no Brasil como em nível mundial, é considerada uma tecnologia limpa, pois a sua produção não há emissão de poluentes. Esta energia permite o aproveitamento da luz do sol para aquecimento da água, e transformação da radiação solar em energia elétrica por meio dos módulos fotovoltaicos:
“ É composto por um material semicondutor, tipicamente silício, constituinte da areia, que se carrega eletricamente quando submetido à luz solar. Substâncias dopantes são adicionadas ao semicondutor para permitir uma melhor conversão da potência associada à radiação solar em potência eléctrica.” (PROENÇA, 2007 , pág. 20)
A proposta contempla a adaptação do ônibus (vide foto), para que o mesmo receba dois (2) banheiros completos constituído por pia, vaso sanitário e chuveiro, sendo que para pia e vaso sanitário a tecnologia a ser usada será a mesma já utilizada em ônibus de viajem interestaduais, a diferença será o acréscimo do chuveiro que terá como base para seu funcionamento o sistema solar com células fotovoltaicas, conforme mencionado anteriormente, isto permitirá a geração de energia e aquecimento de água por um sistema totalmente autônomo, e mesmo nos dias que não houver incidência da luz do sol poderá ser utilizado, pois o sistema contará com baterias.
[pic 2]
Foto-1- Ônibus para adaptação (Manual DA, 2017 – Universidade FUMEC)
- OBJETIVO
Dentre as propostas de projeto apresentadas pelo “DESAFIO ACADÊMICO 1º SEM2017: Pacto pela Paz”, a escolhida foi a de Item nº 04: “Aproveitando a energia mais acessível de todas, a dos raios solares. Adaptação do ônibus para a utilização de energia fotovoltaica para o aquecimento de água”.
O objetivo e pretensão do grupo ao escolher este tema são de avaliar a possível região onde o impacto social seja o mais benéfico e positivo para a comunidade envolvida. O estudo de análise de mercado – local adequado para o ônibus – entra como um fator de grande importância para implementação do projeto, uma vez em que este pode gerar tamanho impacto social no ambiente em que o mesmo for inserido.
...