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Desenho Em Perspectiva Com O CorelDRAW® X6

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Por:   •  13/6/2014  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  779 Visualizações

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Como usar a ferramenta Perspectiva, deformação em perspectiva e as linhas-guia para criar um carro esportivo com um único ponto de fuga

Este tutorial vai demonstrar como um rascunho de um carro pode ser desenhado em perspectiva com o CorelDRAW. Para este tutorial, é necessário ter conhecimento básico de Linhas-guia, Caixa de ferramentas e experiência com linhas de desenho e curvas.

As três visualizações da imagem abaixo foram alinhadas de forma que o tamanho e proporção do carro permaneçam consistentes em todas as visões. Independentemente da referência que você utilizar, preste muita atenção nas rodas do carro, visto que elas devem ser formas simples e consistentes.

Nesta Perspectiva, eu decidi desenhar o carro como visto pelo lado esquerdo, com uma parte das superfícies planas de cima (capô e teto) visíveis. Nesta apresentação, TODAS as linhas virtuais são perpendiculares à lateral (como os dois eixos conectando as rodas) e convergem em um ponto de fuga na linha do horizonte.

Eu preciso colocar três linhas-guias adicionais. Elas podem ser posicionadas livremente para restringir minha área de desenho: O Limite da esquerda, que indica a linha extrema da lateral esquerda do carro, e os Limites frontal e traseiro, que indicam o o limite extremo da frente e traseira do carro.

Para conseguir o Limite da direita, ou o limite distante, nós primeiro desenhamos um retângulo delimitador ao redor do carro, enquanto na Vista lateral. Mova-o para baixo e habilite a exibição através de Exibir > Alinhar > Alinhar pelas linhas-guia e alinhe o ponto inferior esquerdo à interseção dos Limites frontal e da esquerda. Redimensione o retângulo uniformemente, até que o canto inferior direito esteja na interseção dos Limites traseiro e da esquerda. O lado inferior do retângulo se tornará o Limite esquerdo, ou lado mais próximo.

Agora, nós usamos a Ferramenta Extrusão (Caixa de ferramentas > ferramenta Extrusão) para criar uma caixa com uma profundidade de 40 unidades. Você pode ajustar esse valor na Barra de propriedades da Ferramenta Extrusão. Certifique-se de arrastar do centro da cópia do retângulo delimitador para o ponto de fuga.

Se você não tem preenchimentos habilitados, poderá visualizar o limite inferior do lado mais afastado. Arraste uma Linha-guia a partir da Régua e alinhe-a ao limite inferior do lado mais afastado. Depois disso, você pode excluir toda a caixa. Mais tarde, nós usaremos ferramentas mais eficientes para construção de perspectiva.

No Design Automotivo, há alguns termos usados em todo desenho, que indicam características que todos os carros têm em comum, independentemente do tipo e forma. Em nosso desenho, nós vamos indicar três linhas principais, cujas Vistas superior e lateral têm em comum. Isso nos ajudará a projetar pontos em perspectiva.

Estas linhas são:

A Linha do spoiler lateral (magenta), que abrange toda a linha inferior, do início do para-choque dianteiro ao fim do para-choque traseiro.

A Linha da cabine (azul), que passa por todas as janelas, como o para-brisas, janelas laterais e vidro traseiro.

A Linha de cintura e Linha-A (verde), que começa no para-choque dianteiro, segue pelo capô, passando por cima da cabine do motorista (A-pillar), depois pela parte traseira do teto, passando pelo porta-malas e terminando no para-choque traseiro. Note que a Linha-A/de cintura não precisa, necessariamente, seguir a silhueta do carro, especialmente na parte do capô e teto.

Eu desenhei essas linhas na Vista lateral e depois as copiei e as rotacionei para alinhá-las na Vista superior. Com a ferramenta Forma e pressionando a tecla Ctrl, eu movi os nós somente no eixo horizontal, garantindo que meus nós mantenham-se na mesma posição nas Vistas lateral e superior, em relação ao comprimento do carro.

Como as mudanças de valor no 2D indicam modificações na forma em 3D, eu usei meus rascunhos ortogonais apenas esporadicamente. Eu também acrescentei retângulos delimitadores e uma linha central à Vista superior. Nós usaremos essa linha central mais tarde, quando fizermos a projeção simétrica.

Quando as Linhas de atributo estiverem estabelecidas, eu duplico primeiro a Vista superior, incluindo as Linhas de atributo e o Retângulo delimitador, e rotaciono tudo em 90 graus (use as configurações de rotação na Barra de propriedades). Na duplicação, eu crio um limite do carro para obter uma silhueta limpa, com Organizar > Formato > Limite.

Com o Duplicado selecionado, eu aplico um efeito de perspectiva, com Efeitos > Adicionar perspectiva e movo os quatro cantos para encaixar meu Plano básico.

Repito o mesmo na Vista lateral (exceto pela distorção de perspectiva) e coloco a Duplicação da Vista lateral com o limite inferior na linha central do plano básico (agora colocado corretamente em perspectiva).

Para as rodas de nosso carro, desenho círculos em cinza escuro (Caixa de ferramentas > ferramenta Elipse ou F7), me certificando de que elas coincidam com a referência do Plano básico do carro silhueta, assim como a posição das rodas na Vista da Linha central (na verdade, Corte da seção da linha central.) Uma extrusão aplicada com a ferramenta Extrusão (Caixa de ferramentas > Extrusão) transforma os círculos em rodas. Notem que eu também brinquei com as Configurações de chanfradura na Barra de propriedades.

As rodas também precisam de bordas, mas eu não vou abordar a criação de bordas aqui, senão saímos do objetivo deste tutorial.

Vamos prosseguir com a projeção das Linhas de atributo em perspectiva, Começarei com a Linha do spoiler lateral.

Primeiro, eu criei mais duas Linhas-guia. Uma terminará no Ponto de fuga (o Centro de rotação, acessível através de um clique duplo na linha-guia, precisa ser movido

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