Desenvolvimento Orientado A Objeto
Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Orientado A Objeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leandro8425 • 14/10/2013 • 4.712 Palavras (19 Páginas) • 605 Visualizações
Web Aula 1
Criando minha primeira classe
Apresentação
Caros alunos,
Sou o professor Marcio Roberto Chiaveli.
Estaremos trabalhando juntos na Disciplina de Desenvolvimento Orientado a Objetos I. Vamos aplicar, na prática, o que conhecemos na teoria desta disciplina, um conceito amplamente discutido e estudado no meio tecnológico de desenvolvimento de softwares.
Afinal, um software bem projetado garante a integridade das informações, que são geradas na sua execução.
Aqui na unidade I, vamos tratar dos procedimentos iniciais de como projetar e implementar uma classe em c#. Também vamos aprender como instanciar um objeto desta classe e consumi-lo.
O estudo da programação orientada a objeto em C# passa obrigatoriamente pela criação de sua primeira classe. Nesta web aula, vamos fazer passo-a-passo como criar uma classe.
Para desenvolvermos todos os nossos exercícios, vamos criar aplicativos do tipo CONSOLE APPLICATION.
Vamos lá!
Vamos abrir o C# e criarmos um novo projeto, selecionando, no menu do sistema, a opção File -> New Project... O C# mostrará a sua biblioteca de templates de projetos. Selecione a template Console Application, e, na parte inferior da tela detemplates, digite um nome para o nosso projeto. Então, no campo Name, coloque o nome do projeto de Web Aula1.
Se tudo deu certo, estará aparecendo na sua tela o seguinte trecho de código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
namespace ConsoleApplication1
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
}
}
}
Muito bem, para testarmos se o nosso projeto foi criado corretamente, vamos fazer um teste:
Escreva o seguinte código que está em negrito logo após a linha static void Main(string[] args). Ficando, então, da seguinte forma:
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine("Ola Mundo");
Console.Write("Pressione uma tecla para continuar");
Console.ReadKey();
}
Agora, pressione a tecla F5 para executar a aplicação. Será mostrada a seguinte tela:
Figura 1
Ok!!!
Bom, isso foi só para aquecer. Vamos agora criar a nossa classe.
Conforme a figura abaixo, na janela Solution Explorer, clique com o botão direito sobre o nome do projeto que criamos,WebAula1, depois selecione Add Class...
Figura 2
Novamente, o C# mostrará a janela que disponibiliza as templates do projeto. Como você pode ver, a template Class já está selecionada. Então, vamos dar um nome para a nossa classe, substituindo o nome default (Class1.cs) que o C# sugere, digitando o nome Pessoa no campo Name na parte inferior da tela das templates, e clicando no botão Add.
Temos agora em nosso projeto uma arquivo chamado Pessoa.cs, como está sendo mostrado na janela do Solution Explorer.
A primeira coisa que vamos fazer é renomear a nossa classe como _Pessoa. Isso mesmo, coloque um tarcinho (underline) no começo do nome. Isso será um padrão que vamos assumir em todas a classes que criarmos. Vocês vão entender mais à frente a razão disto.
Agora vamos criar os atributos private da nossa classe. Entre as chaves do corpo da nossa classe vamos começar a codificá-los.
namespace WebAula1
{
class _Pessoa
{
private DateTime _DataCadastro;
private int _Codigo;
private string _Nome;
private string _Cpf;
private string _Endereco;
private string _Cidade;
private string _Uf;
private string _Cep;
}
}
Veja, criamos somente atributos private. Isso quer dizer que estes atributos não estarão disponíveis fora desta classe. Para que possamos usar esta classe e gravar valores nos atributos, precisamos publicá-los, ou seja, criarmos propriedades públicas que permitam o acesso a estes atributos. Vamos fazer isto agora.
public DateTime DataCadastro
{
get { return _DataCadastro; }
set { _DataCadastro = value; }
}
public int Codigo
{
get { return _Codigo; }
set { _Codigo = value; }
}
public string Nome
{
get { return _Nome; }
set { _Nome = value; }
}
public string Cpf
{
get { return _Cpf; }
...