Determinar a Concentração de Sacarose
Por: Lucas.carlos • 11/7/2018 • Relatório de pesquisa • 555 Palavras (3 Páginas) • 687 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea (uma mistura onde não é possível diferenciar de forma individual cada um dos componentes) de um soluto (substancia sendo dissolvida) em um solvente (substancia onde o soluto é dissolvido). (DUTRA,2015).
“Concentração de soluções químicas refere-se à quantidade de soluto que existe em uma quantidade padrão de solução ou em uma quantidade padrão de solvente.” (FOGAÇA, 2018).
Segundo Pasteur (1848) o polarímetro é um equipamento para laboratório responsável pela determinação em concentração em amostras através da luz polarizada de substâncias opticamente ativas.
2. OBJETIVO
Este experimento tem por objetivo determinar a concentração de sacarose em uma solução aquosa de 100 ml através dos ângulos obtidos em um polarímetro.
3. METODOLOGIA
3.1. Materiais
-Vidrarias
Béquer (50 ml)
Bastão de vidro
Balão volumétrico (100ml)
-Reagentes
Sacarose (C12H22O11)
Água destilada (H2O)
-Equipamento
Polarímetro Manual
4. PROCEDIMENTO
Ao iniciar o experimento, diluiu-se em um béquer uma quantidade de sacarose, preparada pelo professor, terminando a diluição, transferiu-se para um balão volumétrico de 100 ml com o auxílio de um bastão de vidro até o menisco, finalizando esse processo foi feita a homogeneização. Após a preparação da solução de sacarose, transferiu-se a mesma para um tubo de 1 dm de comprimento do polarímetro para medir o ângulo de rotação da luz polarizada em que a solução se estabilize se encontrando no campo zero óptico, com a finalidade de utilizar o ângulo obtido para encontrar a concentração através da seguinte formula.
[α]=(Q/(L*C))
Onde:
α=Angulo tabelado da sacarose: 66,5
Q=Angulo de rotação obtido no polarimetro
L=Comprimento do tubo:1,0 dm
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Através da observação da rotação da luz polarizada do polarímetro a partir da solução de sacarose, obteve-se o ângulo 1,7º no qual deve ser utilizada na formula de rotação especifica, juntamente com outras variáveis como o comprimento do tubo utilizado no polarímetro e o ângulo especifico da substancia no qual já é tabelada, assim conseguindo o seguinte resultado
[66,5]=(1,7/(1*C))*100→C=(1,7/(1*66,5))*100→C=2,55%
Como proposto pelo professor, após calcular a concentração da solução, com base nos dados observados no experimento foi feita a comparação com o valor real da concentração no qual já havia sido calculado pelo professor. A concentração obtida através dos cálculos efetuados pelos alunos foi
...