Determinação da Umidade do Solo
Por: vanessassd • 31/8/2016 • Ensaio • 840 Palavras (4 Páginas) • 538 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
[pic 1]
DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO
- Marina Lopes Maurício 16277060
- Vinícius Vieira de Azevedo 12277086
- Thalles Bruno Ribeiro Rodrigues 13277092
- Vanessa de Souza S. Diniz 14277146
Resende, 2016
Sumário
1. Introdução
2. Materiais Utilizados
3. Preparação da amostra
3.1. Determinação da umidade do solo
4. Conclusão
5. Bibliografia
Introdução
Este relatório é referente aos ensaios realizados no laboratório de Mecânica dos Solos da AEDB, orientados pelo professor Felipe.
De uma forma geral, a umidade do solo ou teor de umidade pode ser entendida como o peso da água contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas da mesma amostra. O teor de umidade no solo influencia diretamente o volume de água nele armazenado, bem como a sua resistência e a compactação, entre outros fatores.
O objetivo desse ensaio foi terminar a Umidade Gravimétrica presente em uma amostra de solo através do método de estufa.
Materiais Utilizados
- Amostras de solo
- Bandejas metálicas;
- Destorroador
- Almofariz e mão de gral
- Quartilhador
- Balança sensível a 0,01g
- Estufa
Preparação da amostra
Para a realização do ensaio foi separada uma amostra de solo, que foi deixada para secar ao ar para, então, ser quarteada. Quartilha é processo de redução da amostra a pequenas porções representativas da amostra inicial. Esta operação pode ser manual ou mecânica, em nosso caso, a quartilha foi feita manualmente.
Dado que os resultados analíticos se expressam geralmente em relação ao peso da amostra completamente seca (sem umidade), foi determinado o teor médio de umidade da amostra.
Determinação da umidade do solo
O teor de umidade dos solos é a relação entre a massa de água presente em um certo volume de solo e a massa de partículas sólidas no mesmo volume, expressa em percentagem.
De acordo com a norma NBR 6457- Preparação para ensaios de compactação e caracterização, o teor de umidade deve ser obtido da seguinte forma:
Pegar uma quantidade de material em função dos grãos maiores contidos na amostra, destorroá-los, colocá-los, no estado fofo, em cápsulas metálicas adequadas (cadinhos) e fechar a tampa. Fazendo isso, pesa-se o conjunto e anota-se o peso como M1.
Após isso, deve-se retirar a tampa de cima dos cadinhos, deixando-os destampados, e colocá-los dentro da estufa com temperatura entre 105 °C e 110 °C. Passado o tempo necessário (mínimo de 24 horas), retira-se a cápsula e deixe-a em um dessecador, até atingir a temperatura ambiente. Depois disso, recoloca-se a tampa e pesa-se novamente a cápsula (M2). Deve-se efetuar no mínimo três medições, em nosso caso, efetuamos cinco medições.
Dessa forma, para calcular o teor de umidade utilizamos a equação:
...