Determinação de ânions em uma amostra desconhecida
Por: dbsouza • 16/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
Química Analítica Qualitativa
Relatório: Determinação de Ânions em amostra desconhecida.
Curso: Engenharia Química Período: 3º Semestre
Turno: Noturno
Componentes do Grupo: Daniela Bueno de Souza RA - 82983
Pamela Cristina Mendes RA – 82958
Número da amostra: 29
Íons identificados Positivamente:
Na+ ☐ K+ ☐ NH4+ ☐ Mg2+ ☐ Ca2+ ☐ Sr2+ ☐ Ba2+ ☐
Cl- ☐ Br- ☐ I- ☐ NO2- ☐ NO3- ☐ SO42- ☐ CO32- ☐ CH3COO- ☐
Sorocaba/SP
2015
- Identificação de íons cloreto
- Reação com ácido sulfúrico concentrado
Para a identificação de íons de fizemos um primeiro teste usando Ácido Sulfúrico concentrado. Usamos um papel tornassol azul para identificação de gás e o mesmo mudou sua cor para vermelho, assim concluímos ter a presença de , liberado e identificado conforme ocorre na reação abaixo:[pic 1][pic 2]
[pic 3]
- Reação com íons prata, Ag+
Colocamos a amostra desconhecida em um tubo de ensaio e acidificamos com ácido nítrico e adicionamos algumas gotas de nitrato de prata. Observou-se então a formação de um precipitado branco. Centrifugamos e desprezamos o precipitado e dissolvemos o mesmo com hidróxido de amônio. Acidulamos a solução com ácido nítrico e observamos o tubo onde novamente houve a formação de um precipitado. Isso prova a presença de .[pic 4]
- Identificação de íons sulfato
- Reação com íons bário, Ba2+
Para o teste de colocamos a amostra desconhecida em um tubo de ensaio, adicionamos ácido sulfúrico 0,2M com algumas gotas de Nitrato de Bário 0,2M e observamos a formação de um precipitado branco.[pic 5]
Fizemos um segundo teste e repetimos o procedimento novamente com , pela adição de (, ao nitrato de bário. A reação envolvida neste teste é a seguinte:[pic 6][pic 7]
[pic 8]
Observamos o tubo e um precipitado foi formado, caracterizando a presença de íons de na amostra desconhecida.[pic 9]
- Identificação de íons nitrato
- Reação com Ácido Sulfúrico concentrado.
À amostra desconhecida, adicionamos ácido sulfúrico concentrado, aquecemos para avaliar se iria ocorrer o desprendimento de gás marrom (NO2) formado como descrito na reação abaixo:
[pic 10]
Porém não houve a formação de gás podendo concluir que não havia a presença de íons Nitrato.
- Reação com zinco metálico em meio alcalino.
Para a identificação do íon Nitrato através de reação com zinco em meio alcalino, colocou-se pequena quantidade da amostra desconhecida em um tubo de ensaio, diluída com água destilada e alcalinizada com NaOH 4mol.L-1 e adicionamos pequena quantidade de zinco granulado.
Aqueceu-se diretamente no bico de bunsen e colocou-se uma tira de papel tornassol vermelho umedecido com água na boca do tubo, onde o mesmo deveria passar do vermelho para o azul devido a amônia formada pela ação de zinco metálico na presença de NaOH, porém não apresentava íon Nitrato na amostra para ser reduzido a Amônia, garantindo a ausência do íon Nitrato.
- Identificação de íons nitrito
- Reação com Ácido Sulfúrico diluído.
Colocou-se pequena quantidade da amostra desconhecida em um tubo de ensaio, adicionou-se ácido sulfúrico diluído e observou-se para avaliar se ocorreria a formação e desprendimento de NO2 por reação de decomposição.
Reação de exemplificação de Íons Nitrito com ácido sulfúrico diluído.
[pic 11]
Observamos a formação de gás marrom (NO2), provando a existência de nitrito na amostra.
- Reação com Sulfato Ferroso, FeSO4-
Colocou-se pequena quantidade da amostra desconhecida em um tubo de ensaio, diluiu-se com água destilada, adicionou-se ácido sulfúrico 2mol.L-1 e sulfato ferroso 0,2mol.L-1 e observou-se o aspecto da solução que deveria alterar a coloração para marrom esverdeada que se desenvolve na solução quando a solução apresenta íon Nitrito, observamos a alteração para esta coloração, garantindo a presença de Nitrito na amostra.
Reação de exemplificação de Íons Nitrito com Sulfato ferroso.
[pic 12]
- Identificação de íons carbonato
- Reação com Ácido Clorídrico concentrado
À amostra desconhecida adicionamos ácido clorídrico concentrado. Na reação de CO3- com ácido há formação de CO2(g) conforme a reação abaixo:
[pic 13]
Observamos esse resultado, portanto, para esse teste concluímos a presença de CO3- na amostra.
b) Reação com íons cálcio, estrôncio e bário.
Colocar em tubos de ensaio separados, colocamos a amostra desconhecida diluímos em água destilada. Em seguida adicionamos solução de Ca(NO3)2 no primeiro tubo, Sr(NO3)2 no segundo tubo e Ba(NO3)2 no terceiro. No caso da presença de CO32-, haveria formação de um precipitado branco em cada caso, conforme as reações:
...