Diagramas estruturais
Projeto de pesquisa: Diagramas estruturais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaTI • 7/12/2014 • Projeto de pesquisa • 810 Palavras (4 Páginas) • 757 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
MODELAGEM DE PROCESSOS
BRASÍLIA-DF
SETEMBRO/2014
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
UML 2.4.1
BRASÍLIA-DF
SETEMBRO/2014
UML 2.4.1
Diagramas Estruturais
1. Diagrama de classes: descreve a estrutura de um sistema, mostrando as classes do sistema, seus atributos e os relacionamentos entre as classes. É um diagrama que representa os agrupamentos de objetos, pois a palavra classe é o mesmo que grupo, categoria ou espécie. É um diagrama de agrupamentos. Assim quando falamos na classe pessoa estamos criando uma representação de seres semelhantes. O diagrama de classes organiza as espécies (ou grupos) do que queremos.
2. Diagrama de componentes: descreve como um sistema de software é dividido em componentes e mostra as dependências entre estes componentes. Esse diagrama representa os componentes do sistema quando este for ser implementado em termos de módulos de código--fonte, bibliotecas, formulários, arquivos de ajuda, módulos executáveis etc. e determina como esses componentes estarão estruturados e interagirão para que o sistema funcione de maneira adequada. O Diagrama de Componentes pode ser utilizado para modelar, por exemplo, os arquivos de código-fonte de um software, os módulos executáveis de um sistema ou a estrutura física de um banco de dados.
3. Diagrama de estrutura composta: descreve a estrutura interna de uma classe e as colaborações que essa estrutura torna possível. O Diagrama de Estrutura Composta é utilizado para modelar colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de entidades cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para executar uma função específica. O termo estrutura desse diagrama refere-se a uma composição de elementos interconectados, representando instâncias de tempo de execução que colaboram, por meio de vínculos de comunicação, em atingir algum objetivo comum. Esse diagrama também pode ser utilizado para definir a estrutura interna de um classificador.
4. Diagrama de implantação/Instalação: descreve o hardware utilizado em implementações de sistemas e os ambientes de execução e artefatos implantados no hardware. O diagrama de Implantação/Instalação determina as necessidades de hardware do sistema, as características físicas como servidores, estações topologias e protocolos de comunicação, ou seja, todo o aparato físico sobre o qual o sistema deverá ser executado.
5. Diagrama do objeto: mostra uma vista completa ou parcial da estrutura de um sistema de
exemplo modelado em um tempo específico.
6. Diagrama de pacotes: descreve como um sistema é dividido em agrupamentos lógicos mostrando as dependências entre esses agrupamentos.
7. Diagrama estrutura: opera no nível metamodelo para mostrar estereótipos como classes com o estereótipo << >> estereótipo e perfis em pacotes com o estereótipo << >> perfil. A relação de extensão (linha sólida com fechado, cheio de seta) indica que elemento metamodelo um estereótipo dado está a aumentar.
Diagramas Comportamentais
1. Diagrama de atividades: Descreve o negócio e operacionais passo-a-passo os fluxos de trabalho de componentes em um sistema. Um diagrama de atividade mostra o fluxo global de controle.
2. Diagrama de máquina de estado: Descreve as transições de estados e estado de sistema. O Diagrama de Máquina de estados era conhecido
...