Dimensionamento muro de arrimo
Por: Rafael Bocuti • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 9.091 Palavras (37 Páginas) • 588 Visualizações
Tema:
Relatório de visita técnica a uma estação de tratamento de água
Sumário
Introdução
Fotos do Aluno durante a Visita à ETA.
Descrição das Fotos
Elaboração de um Croqui do "Lay-Out" (Arranjo Geral) da ETA.
Descrição do Sistema de Captação da Água Bruta
Descrição do Conjunto Elevatório
Descrição do Sistema de Tratamento Preliminar
Descrição do Sistema de Coagulação e Floculação
Sistema de Floculação
Descrição dos Decantadores
Descrição da Filtração
Descrição da Desinfecção
Descrição do Laboratório de Controle
Preço de Venda do m³ de Água Potável Distribuído à População
Tabela de Preços
Bibliografia
Introdução
O trabalho que segue, é relacionado ao funcionamento das estacações de tratamento de água e esgoto, mais detalhadamente, a SAMAR, empresa que administra o tratamento de água e esgoto na cidade de Araçatuba, localizada no noroeste paulista.
O objetivo deste trabalho é detalhar passo a passo o tratamento de água e esgoto na cidade de Araçatuba, assim como o estado de cada local de tratamento, e após análise de pesquisas detalhadas do estado de cada unidade, relatamos neste trabalho as melhorias a serem feitas e sugestões para dinamizar os tratamentos e ter custos menores para repassar a população.
O trabalho está organizado em tópicos devidamente identificados, que constam no índice e dentro dos tópicos abordamos os assuntos pesquisados e analisados de acordo com o trabalho solicitado pela instituição.
O trabalho acrescentou a estes alunos que fizeram, uma visão mais detalhada de como são as instalações de tratamento de água e esgoto, e imaginamos que por todos o Brasil deve seguir o mesmo padrão, tendo algumas diferenças, e que estas estações devem estar sempre executando melhorias para uma melhor qualidade de vida da população que utiliza e depende destes serviços.
Aos que tiverem acesso ao trabalho, poderão conhecer de uma forma resumida, como hoje é feito o tratamento de água e esgoto na cidade de Araçatuba, através da empresa SAMAR.
A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica em arquivos da própria empresa SAMAR, enriquecido com uma visita in loco da sede principal da empresa para cumprir o item da foto dos integrantes em visita a empresa.
Fotos do Aluno durante a Visita à ETA.
[pic 1] [pic 2]
- 2
[pic 3] [pic 4]
3 4
[pic 5] [pic 6]
5 6
Descrição das Fotos
1 - Entrada da Samar – Soluções Ambientais de Araçatuba
2 - Integrantes do grupo Matheus e Bruno na entrada da Samar
3 - Rio do Baguaçu que passa por dentro da Samar
4 - Instalações dentro da Samar
5 - Integantes do Grupo Rafael e Matheus em frente ao rio baguaçu
6 - Integrantes do grupo Rafael e Bruno em frente ao rio Baguaçu
Elaboração de um Croqui do "Lay-Out" (Arranjo Geral) da ETA.
[pic 7]
[pic 8]
Descrição do Sistema de Captação da Água Bruta
Para o tratamento de água o departamento de água e esgoto de Araçatuba conta com 2 estações de tratamento, as ETAs 1 e 2, e com 6 poços profundos sendo três deles operados pela empresa privada HAZTEC. Ressalta-se que dois dos poços operados pela HAZTEC estão fora de operação.
As estações de tratamento de água são vizinhas e estão implantadas em uma mesma área, junto ao Ribeirão Baguaçu, no bairro Parque Baguaçu. Essas ETAs compartilham a mesma caixa de contato de onde, a jusante, a água tratada é reservada em dois reservatórios distintos antes de ser aduzida para os reservatórios de distribuição.
Os principais poços são o Poço Jussara, que é operado pela empresa HAZTEC, poços Ipanema I e II e o Poço Engenheiro Taveira, operados pela Samar, este último de baixa capacidade, mas de grande criticidade por ser o único sistema produtor do bairro isolado Engenheiro Taveira.
Adicionalmente, o município está implantando um terceiro sistema produtor de água tratada explorando o Rio Tietê como manancial de superfície, a uma distância de 15 km da área urbana de Araçatuba. A vazão de água bruta captada no Rio Tietê será de aproximadamente 300 l/s.
A captação e elevatórias de água bruta para as ETAs 1 e 2 se localizam junto às instalações das estações de tratamento de água. A água bruta é derivada por gravidade da barragem mediante canal até o poço de sucção das estações elevatórias. São duas elevatórias distintas com fornecimento de energia em média tensão (13,8 Kv).
...