MURO DE ARRIMO
Por: cjcardoso201 • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 1.091 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo caracterizar e detalhar as juntas de dilatação e ou de movimento e seus diversos tipos e a aplicação nas estruturas de construção além da importância na construção civil.
Todos os materiais de forma geral sofrem esforços de contração e dilatação devido a variação do teor de umidade, dimensão e da temperatura do meio ambiente, e com as matérias da construção civil não é diferente, a medida em que a temperatura aumenta a uma variação de volume do mesmo, alteração essa que poderá futuramente causar trinca e rachaduras. Entre diversos processos para a resolução de tal problema temos o uso de juntas de dilatação que é um processo de separação física integral do concreto que tem a finalidade de permitir que aquele possa fazer movimentos de contração e tração sem gerar esforços.
2 DESENVOLVIMENTO
As juntas de dilatação são recursos utilizados na construção a partir do aparecimento de trincas e rachaduras elas devem ser alocadas entre a alvenaria e a estrutura, através de um corte feito no comprimento integral próximo ao local do aparecimento das patologias para haver a quebra do vínculo impossibilitando assim o aparecimento de novas rachaduras e trincas.
Ainda sobre junstas de movimentos elam podem ocorrer
O prrenchimento das juntas é feito através do mastiqeu
3 CONCLUSÃO
No presente relatório foi mostrada a caracterização dos tipos de contenção dentre elas divididas em gravidade e flexão com suas respectivas diferenças e vantagens, foi abordado sobre a importância de um sistema de drenagem bem projetado, além da influencia da água na vida útil dessa contenção.
REFERENCIA
NOVA ERA, DRENAGENS E PRÉ-MOLDADOS
http://www.novaeradrenagem.com.br/muro-de-arrimo-esp15-20-cm-hvariavel-475-orcamento.html
http://www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf
http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto4/Muros%20Arrimo/Sistemas_contencao.pdf
...