Dinâmica da Altura de um Fluido em um Reservatório
Por: Paloma Jurgenfeld • 28/10/2019 • Relatório de pesquisa • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 166 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TRANSFERÊNCIA DE QUANTIDADE E MOVIMENTO
BARRA DO GARÇAS - MT
Junho – 2019
Bruna dos Santos Dourado
Luiz Henrique Marques Borges
Paloma Jurgenfeld Bispo da Silva
Tarcisio Alves Andrade Capanema
Viviane Gaedke Oliveira
Wglêdson Cândido Peres
TRANSFERÊNCIA DE QUANTIDADE E MOVIMENTO– AULA PRÁTICA 1
(Dinâmica da Altura de um Fluido em um Reservatório)
Trabalho de TQM elaborado pelos alunos do
curso de Engenharia de Alimentos. O presente
trabalho têm como objetivo explanar o que foi
instruído pela professora e relatar o que foi
vislumbrado em laboratório.
Professora Mª. Renata Lázara de Araújo
BARRA DO GARÇAS – MT
Junho- 2019
1. INTRODUÇÃO
[pic 3]
Entende-se por fluido um conjunto de moléculas que estão aleatoriamente arranjadas e mantidas juntas por forças coesivas fracas entre moléculas e por forças exercidas pelas paredes de um recipiente (SERWAY, 2012). Além disso, é uma substância que não tem uma forma própria, assume o formato do recipiente (BRUNETTI, 2008, p.1) e são denominados líquidos e gases. A forma de como o fluxo se comporta é denominado de escoamento que será turbulento quando o fluxo é irregular, e o escoamento será laminar quando as partículas do fluido não se cruzam, seguem uma trajetória suave e sua velocidade em qualquer ponto permanece constante no tempo.
O campo de aplicação do escoamento de fluido tem grande aplicação prática, segundo Brunetti (2008), canais e condutos, a lubrificação, os corpos flutuantes, as máquinas hidráulicas, a ventilação, a aerodinâmica e muitos outros assuntos lançam mão das leis da Mecânica dos Fluidos para obter resultados de aplicação.
Utilizando um modelo matemático não linear de primeira ordem deduzido a partir do princípio da conservação da massa e pelo princípio da conservação de energia descrita pela equação de Bernoulli (BRUNETTI, 2008; SISSOM e PITTS, 1988; MASSEY, 2002; YOUNG e FREEDMAN, 2008), assim, podemos encontrar os resultados de acordo com os dados obtidos em aula prática e compará-los com os teóricos.
2. OBJETIVOS
[pic 4]
2.1 Objetivo Geral:
Realizar simulação dinâmica e validar o modelo com o comportamento dinâmico da altura a coluna de fluido em um tanque circular em um processo contínuo.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
[pic 5]
3.1 Materiais Utilizados
3.1.1 Objetos e Vidrarias:
- Tanque cilíndrico;
- Cronômetro;
- Régua;
- Paquímetro;
- Proveta graduada;
3.1.2 Reagentes:
- Água ;
3.1.3 Equipamentos:
3.2 Métodos Utilizados
3.2.1 Preparo da Amostra:
Para a preparação do sistema de escoamento do fluido utilizou-se dois recipientes de armazenamento de água, onde posicionou-se um acima do outro de forma que o primeiro tivesse a válvula de abertura voltada para a entrada do segundo, ambos em alturas diferentes.
3.2.2 Procedimento experimental:
Posicionou-se em frente a válvula do recipiente 1 uma proveta de 500 mL, cronometrou-se o tempo usado para que a mesma fosse completada com água. Anotou-se os valores para cálculos de processo do sistema.
3.3.2 Simulação do processo:
Completou-se os recipientes até sua capacidade máxima e observou-se o escoamento em questão de altura do fluido e tempo que o recipiente 1 esvaziaria completamente com aberturas das válvulas de escoamento em 25% da sua capacidade e 100% da sua capacidade respectivamente, primeiro teste feito de 10 em 10 segundos e o segundo teste de 20 em 20 segundos até finalizar o processo, anoutou-se os valores para os cálculos de escoamento do sistema em questão.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
[pic 6]
4.1 Elucidação técnica do experimento
4.1.1 Cálculos utilizados no estudo do comportamento do fluido:
O procedimento foi realizado de forma a seguir um padrão definido em aula, o mesmo era para avaliar a capacidade e o comportamento dinâmico do fluido em relação ao escoamento, tempo e coluna do fluido no sistema.
Os cálculos e valores obtidos são demonstrados da seguinte forma:
- Equações básicas e fundamentais:
[pic 7]
Simplificando tem – se:
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
- Calculo do Erro ([pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16]
[pic 17]
...