Disciplina de Ciência dos Materiais
Por: jonatasomavilla • 22/8/2019 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
Relatório
Aula pratica de polímeros
Disciplina de ciência dos materiais
Alunos: Jônata Somavilla, Vinicius Molon e Diego Bufon
Professor (a): Marlene Guevara dos Santos
Turma: Quinta noite
Data: 27/10/2016
Introdução
Os polímeros estão presentes no nosso dia-a-dia por serem de grande utilidade, tanto nas nossas residências quanto para o uso industrial. Dentre as mais variadas aplicações podemos citar:
- Produção de plásticos (termoplásticos)
- Borrachas (Elastômeros)
- Fibras sintéticas (fibra de carbono/vidro)
- Resinas (termorrígidos)
Polímeros são basicamente compostos por hidrogênio e carbono ligados com outros elementos formando longas moléculas, estas por sua vez são constituídas de moléculas menores chamados monômeros, sendo que estes se ligam entre si de forma covalente através de reação química, já a atração entre uma molécula e outra é feita por pontes de hidrogênio e pontes de Van der waals.
Materiais poliméricos podem ser naturais como o látex, madeira, seda, proteínas e couro, e artificiais produzidos a partir do petróleo de onde é retirada a nafta, esta é a matéria prima base para todos os polímeros artificiais.
Termoplásticos: Amolecem com o aumento da temperatura podendo ser fundidos várias vezes. São compostos por vários fios com ligações lineares e ramificadas.
Termorrígidos: Não amolecem com o aumento da temperatura por isso não são moldáveis pois suas ligações são cruzadas e em rede. Normalmente vem como resinas e utilizadas em compósitos.
Elastômeros: Apresentam grande elasticidade, não são rígidos e não podem ser fundidos.
O presente relatório mostra o que foi desenvolvido na aula pratica de polímeros, onde foram realizados três experimentos, sendo dois deles para a produção de polímeros como a galalite e “amoeba”, e um outro experimento para a identificação de algumas amostras de materiais poliméricos utilizando testes práticos como medir densidade, flexibilidade, dureza e propagação de chama e fumaça.
Referencias:
Callister Jr. Willian D. Fundamentos da Ciência e engenharia de materiais; Rio de Janeiro; 2012
Procedimentos metodológicos
Plástico do leite (Galalite)
Ingredientes:
- um pouco de leite ( 1 litro);
- um pouco de vinagre (a quantidade você descobre na hora);
- um recipiente (para esquentar o leite);
- um recipiente de vidro;
- um misturador (pode ser uma colher);
- um pedaço de pano;
- lixa (opcional, para dar acabamento);
Procedimento:
Aquecer o leite (sem deixá-lo ferver) e acrescentar o vinagre aos poucos, até surgir o soro do leite (aquela água amarelada típica de um leite azedo) e uns pedacinhos sólidos. Depois com o pano coar a mistura, formando a massa que, depois de moldada e seca, vira plástico. Leva cerca de duas semanas para o plástico secar e ficar pronto completamente.
...