DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Por: jeffersonbp • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.463 Palavras (18 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE PELOTAS - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANDRESSA MIELKE PERLEBERG – RA 3875777226
JEFFERSON BÖNEMANN PINZ – RA 3815671394
JOSÉ PAULO DE OLIVEIRA MADRUGA JUNIOR – RA 4300064847
RAFAEL RANGEL – RA 4311776910
TATIARA VOLZ NEITZKE – RA 3875777244
ATPS 1º BIMESTRE
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
TUTOR EaD LUIZ MANUEL
TUTORA PRESENCIAL ROSANA BROD
Pelotas / Rio Grande do Sul
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
Conceitos sobre Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais:
Importância da Administração dos Recursos Materiais e Logística:
ETAPA 2
Sistema de Logística Integrada...................................................................................................9
Gestão de estoque e compras
ETAPA 3 1
Questionário às empresas 1
ETAPA 4 5
Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos): 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
A Administração de Materiais e Logística faz parte de um campo da administração de fundamental importância para com os resultados de uma empresa, e não está relacionada apenas ao transporte. Este tema envolve um amplo campo de relações interdependentes, sejam materiais ou financeiras, mas que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios. O planejamento logístico, em suma, deve manter o foco no gerenciamento do fluxo de materiais e suprimentos, que por sua vez busca obter resultados positivos através de análise diagnóstica da cadeia de logística.
Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes. O termo: logística, vem do francês logistique, que em uma de suas definições significa a parte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção, evacuação de material (para fins operativos ou administrativos). Entretanto, existem outras definições que rementem, em parte, esta mencionada anteriormente.
Sabe-se que a eficiência nos resultados da Administração de Materiais e Logística não é um desafio simples. No entanto existem técnicas de gestão, assim como profissionais especializados que auxiliam nesta tarefa. Focando mais o direcionamento para a logística, é preciso considerar que esta atividade representa uma parcela considerável dos custos de uma empresa, com isso, torna-se então necessária atenção especial a este ponto.
Ao decorrer deste trabalho será possível visualizar que a cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes, ou seja, é a sucessão de manuseios, movimentações e armazenagens pelas quais o produto passa desde que é matéria-prima, conjuntos semielaborados, até chegar ao cliente final.
ETAPA 1
Conceitos sobre Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais
A administração de materiais é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização, ou seja, corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias á definição de qualidade, aquisição, guarda controle e aplicação dos materiais destinados ás atividades operacionais de uma organização, sejam de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.
A administração de materiais faz parte da logística empresarial, entende-se como sendo o conjunto de operações associadas ao fluxo de material e informações, desde a fonte de matéria-prima até a entrada na fábrica. É a parte da administração geral que trata da área especifica dos materiais. Nas empresas é uma atividade da logística, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transporte e manutenção. Tem o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimento e a otimização dos recursos financeiros operacionais das empresas. Pode-se dizer que os termos logísticos e cadeia de suprimento têm o mesmo significado, já que ambos têm a finalidade de satisfazer o cliente com o menor custo possível (DIAS, 1993, p.13).
Para os teóricos da questão, entre as atividades da logística as mais abordadas estão o transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.
Segundo Carvalho (2002) a definição de logística conforme o CSCMP- Council of Supply Chain Management Professionals é a seguinte:
“Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender ás exigências dos clientes.” (CARVALHO, 2002, p. 31)
A atividade logística está inserida em diversos pontos da organização produtiva e sua correta aplicação se faz necessária para o bom andamento e rentabilidade das atividades, satisfazendo as necessidades do sistema de produção, garantindo que os materiais e os serviços sejam da melhor qualidade, pelo melhor preço e que estejam no local necessário e na hora desejada. Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimento, armazenagem e entrega de produtos. Para que essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, querem sejam de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing (POZO, 2008, p. 14).
...