Documentação para a Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: Jayme Pardini • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Disciplina: Documentação para a Engenharia de Segurança do Trabalho.
Identificação da tarefa: Tarefa 3. Envio de arquivo.
Pontuação: 10 pontos.
Tarefa 3
Mapa de Risco
Visite uma padaria, borracharia, oficina mecânica ou um mercado de sua cidade e elabore um Mapa de Risco apresentando no croqui ou planta baixa do estabelecimento – feito à mão mesmo – as indicações de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente. Deve antes de apresentar o croqui, descrever de modo simplificado todas as funções e atividades desempenhadas nesse local.
Estabelecimento: Lanchonete
Área: 80 m²
Ventilação: artificial
Iluminação: artificial e natural
Temperatura: 25 ºC
Região: sudeste, MG
Horário de trabalho: de segunda a sexta: 08:00 as 22:00
Sábado: 08:00 as 20:00
Domingo: 08:00 as 14:00
Obs.: os funcionários tem 1 hora de almoço ou janta, 1 folga na semana e 1 no domingo 1 vez por mês. 30 minutos para lanche 2 vezes no dia (manhã e tarde). Todos os lanches e almoço ou janta são levados pelos funcionários e o mercado dá vale no mercado.
Lugar: Altura: 3 metros, medidas 10x50 metros, laje de concreto e telhado, parede de alvenaria.
Equipamentos de proteção individual: luva, avental, bota, para o segurança tudo disponibilizado pela terceirizada.
Riscos:
Caixa: ergonômicos devido as repetições e por ficar sentado, cortes devido as maquinas de dinheiro, calor e ruídos.
Limpeza: contaminação devido a limpeza de materiais diferentes e químicos, além do contato com bactéria, fungos e poeira, cortes por limpar prateleiras sem proteção, queda com piso escorregadio, calor e ruídos.
Segurança: ergonômicos por ficar em pé o tempo todo, periculosidade, calor e ruídos.
Atendentes: contaminação devido ao contato com materiais diferentes e químicos o tempo todo, ergonômicos devido as repetições de levantar e sentar o tempo todo as vezes de modo errado, cortes por colocar e tirar coisas de prateleiras sem proteção, queda com piso escorregadio ao ficar andado o tempo todo, calor e ruídos.
O mapa de riscos é usado para mostrar por uma planta do ambiente de trabalho, os riscos do ambiente (químico, físico, biológico, ergonômico e acidental) que tem dentro da instituição, prejudicando os seus funcionários. Os riscos são mostrados por corres diferentes. O grau é mostrado por um círculo, onde quanto maior é o círculo, maior é o risco. O mapa é feito pela CIPA e com ajuda da SESMT, por uma avaliação dos setores da empresa, objetivando não colocar seus funcionários em risco. Servindo para conscientizar seus trabalhadores de modo rápido e simples, garantindo a saúde e a segurança do trabalhador, evitando e prevenindo acidentes.
[pic 1][pic 2]
...