Dos E Ddos
Monografias: Dos E Ddos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucieneh • 15/11/2014 • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 391 Visualizações
O que são ataques DoS
Os ataques DoS (sigla para Denial of Service), que podem ser interpretados como "Ataques de Negação de Serviços", consistem em tentativas de fazer com que computadores - servidores Web, por exemplo - tenham dificuldade ou mesmo sejam impedidos de executar suas tarefas. Para isso, em vez de "invadir" o computador ou mesmo infectá-lo com mal hardwares, o autor do ataque faz com que a máquina receba tantas requisições que esta chega ao ponto de não conseguir dar conta delas. Em outras palavras, o computador fica tão sobrecarregado que nega serviço.
Exemplo: imagine que você utiliza um ônibus regularmente para ir ao trabalho. Certo dia, no entanto, uma quantidade grande de pessoas "furou a fila" e entrou no veículo, deixando-o tão cheio que você e os demais passageiros regulares não conseguiram entrar. Ou então, imagine que você tenha conseguido entrar no ônibus, mas este ficou lotado ao ponto de não conseguir sair do lugar por excesso de peso. Este ônibus acabou negando o seu serviço - o de transportá-lo até um local -, pois recebeu mais solicitações - neste caso, passageiros - do que é capaz de suportar.
Os ataques do tipo DoS mais comuns podem ser feitos devido a algumas características do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), sendo possível ocorrer em qualquer computador que o utilize. Uma forma de ataque bastante conhecida, por exemplo, é a SYN Flooding, onde um computador tenta estabelecer uma conexão com um servidor por meio de um sinal do TCP conhecido por SYN (Synchronize). Se o servidor atender ao pedido de conexão, enviará ao computador solicitante um sinal chamado ACK (Acknowledgement). O problema é que, em ataques deste tipo, o servidor não consegue responder a todas as solicitações e então passa a recusar novos pedidos.
Outra forma de ataque comum é o UPD Packet Storm, onde um computador faz solicitações constantes para que uma máquina remota envie pacotes de respostas ao solicitante. A máquina fica tão sobrecarregada que não consegue executar suas funções.
O que são ataques DDoS?
DDoS, sigla para Distributed Denial of Service, é um tipo de ataque DoS de grandes dimensões, ou seja, que utiliza até milhares de computadores para atacar uma determinada máquina, distribuindo a ação entre elas. Trata-se de uma forma que aparece constantemente no noticiário, já que é o tipo de ataque mais comum na internet.
Ataques DDoS são executados há tempos e já prejudicaram empresas bastante conhecidas. Historicamente, servidores da CNN, Amazon, Yahoo, Microsoft e eBay já foram "vítimas". Em dezembro de 2010, por exemplo, os sites da Visa, Mastercard e Paypal sofreram ataques DDoS de um grupo defendendo a não existência de "censura" na internet. Em fevereiro de 2012, ataques foram executados contra sites de bancos brasileiros por motivos semelhantes.
nicialmente, organizadores de ataques DDoS tentavam "escravizar" computadores que agiam como servidores na internet. Entretanto, com o aumento constante na velocidade de acesso à internet por causa das conexões banda larga, passou-se a existir interesse pelos computadores dos usuários domésticos, já que estes representam um número extremamente grande de máquinas e, muitas vezes, podem ser "escravizados" mais facilmente
Assim, quando um vírus com tal poder contamina um computador, este fica disponível para fazer parte de um ataque DoS, sendo que o usuário dificilmente fica sabendo que sua máquina está sendo utilizada para tais fins. Como a quantidade de computadores que participa do ataque é grande, é uma tarefa bastante complicada descobrir exatamente qual é a máquina principal do ataque.
Uma forma de ataque bastante comum faz uso de botnets, em poucas palavras, um tipo de rede formada por computadores infectados que pode ser controlada remotamente pelo atacante. Assim, os computadores que a compõem passam a trabalhar da já mencionada maneira "escravizada".
Quando o computador passa a fazer parte de uma botnet, esta máquina pode ser chamado de "zumbi". Após a contaminação, os "zumbis" podem entrar em contato com máquinas "mestres", que por sua vez recebem orientações (quando, em qual site/computador, tipo de ataque, entre outros) de um computador "atacante" ou "líder".
Um computador "mestre" pode ter sob sua responsabilidade até milhares de computadores. Repare que, nestes casos, as tarefas de ataque DoS são distribuídas a um "exército" de máquinas "escravizadas", fazendo jus ao nome Distributed Denial of Service (Negação de Serviço Distribuído). A imagem abaixo ilustra a hierarquia de botnets em ataques DDoS:
(foto)
Uma vez infectados, os computadores passam a executar as ordens que recebem, como enviar constantemente pacotes de dados a um determinado servidor até que este não consiga mais responder a tantas requisições.
Combatendo ataques DoS ou DDoS
Pode-se, por exemplo, utilizar
...