Dr. Rosivaldo Borges
Pesquisas Acadêmicas: Dr. Rosivaldo Borges. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosborg • 16/6/2014 • 252 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
O processo de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos é bastante complexo e fundamenta-se na integração de várias áreas estratégicas, tais como: inovação, conhecimento, tecnologia, gerenciamento e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Os avanços da química e biologia, aliados a melhor compreensão de mecanismos fisiológicos e farmacológicos que levam ao aparecimento e desenvolvimento de doenças, tornaram possível o planejamento e a descoberta de fármacos capazes de representar notáveis inovações terapêuticas, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida das diversas populações no mundo. Na estratégia de planejamento racional de fármacos, os estudos dos processos evolutivos de reconhecimento molecular em sistemas biológicos assumem grande importância, pois constituem as bases fundamentais para a potência, afinidade e seletividade dos fármacos por seus receptoresalvos.
A química medicinal possui papel central nesse complexo paradigma de planejamento e otimização de novas moléculas com atividade biológica. A química medicinal possui forte caráter multidisciplinar, abrangendo diversas especialidades importantes, como a química orgânica, bioquímica, farmacologia, informática, biologia molecular e estrutural, entre outras. Segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, do inglês International Union of Pure and Applied Chemistry), a química medicinal envolve a descoberta, desenvolvimento, identificação e interpretação do mecanismo de ação molecular de compostos biologicamente ativos. Além da descoberta de moléculas bioativas, também estuda os fenômenos envolvidos no metabolismo e o estabelecimento de relações entre a estrutura química e atividade (SAR, do inglês, structureactivity relationships).8 A química medicinal é uma ciência interdisciplinar fundamentada em química e que envolve aspectos importantes das ciências farmacêuticas, médicas, biológicas, físicas e computacionais.
...