EFB206 – PROJETO SEMESTRAL
Por: mare1234 • 19/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 488 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA[pic 1]
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANA LUIZA DO PRADO CATELAN
VICTOR TERTULIANO MARTINS
VINICIUS MATHEUS BARBOSA FERNANDES
EFB206 – PROJETO SEMESTRAL
São Caetano do Sul
2016
ANA LUIZA DO PRADO CATELAN
VICTOR TERTULIANO MARTINS
VINICIUS MATHEUS BARBOSA FERNANDES
EFB206 FÍSICA II – PROJETO SEMESTRAL
Documentação técnica exigida como requisito parcial do projeto semestral da EFB206 (Física II) do segundo ano de Engenharia de Produção do Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
Orientador: Prof. Gilberto Eiiti Murakami
São Caetano do Sul
2016
Sumário
Objetivos 4
Roteiro 4 5
Roteiro 5 12
Conclusão 14
Bibliografia 15
Objetivos [pic 2][pic 3]
O projeto semestral de física II tem como objetivo no roteiro 4 analisar campo magnético em suas diversas possibilidades, por exemplo na analise de um meio de transporte movido a eletromagnetismo, ou até mesmo de uma forma mais teórica, analisar as deduções de campo magnético segundo a Lei de Biot-Savart, ou ainda, através de simulações pela internet.
Já o roteiro 5 possui como objetivos analisar o comportamento de ondas eletromagnéticas, através de analises de vídeos propostos pelo roteiro.
Palavras-chave: magnetismo, Biot-Savart, ondas.
Roteiro 4
1) Assista a um vídeo sobre Maglev no youtube e explique fisicamente o que ocorreu no filme.
Em relação ao vídeo assistido no youtube pudemos observar o funcionamento de um Maglev (Magnetic levitation transport), o qual se locomove a partir do uso de campos magnéticos e suas propriedades.
[pic 4]
O funcionamento do Maglev do vídeo assistido parte da Levitação por Repulsão Magnética e de 3 princípios consequentes: Princípio da levitação magnética, Princípio da orientação lateral, Princípio da propulsão.
Levitação por Repulsão Magnética
A levitação por repulsão magnética consiste na utilização de bobinas supercondutoras localizadas no interior do trem. Como a bobina supercondutora possui uma resistência mínima, é capaz de gerar um forte campo magnético, induzindo nas bobinas encontradas nos trilhos uma corrente elétrica, que por sua vez gera um campo magnético induzido e contrário ao que foi aplicado nessa bobina. Portanto, possibilitando assim a levitação do trem pela força de repulsão magnética, entre o trilho e a bobina supercondutora.
Princípio da levitação magnética
As bobinas de levitação com uma configuração em “8” é instalado na lateral dos corredores do guia do trem. Quando as bobinas ou ímãs supercondutores passam com uma velocidade alta a alguns centímetros acima do centro dessas bobinas, uma corrente elétrica é induzida dentro da bobina, o qual age como um eletroímã temporário.
Como resultado, haverá uma força que irá empurrar o ímã supercondutora para cima, enquanto que a outra força puxará para baixo simultaneamente, devido a configuração “8” da bobina. E assim, ocorre a levitação do trem maglev.
[pic 5]
Princípio da orientação lateral
As bobinas de levitação, que estão uma em frente a outra localizadas nas laterais do corredor, são conectados por baixo do trilho, formando um loop. Quando o veículo maglev estiver correndo, e se aproximar de um lado do corredor, ele induzirá uma corrente elétrica através do loop, resultando em uma força de repulsão da bobina de levitação do lado mais próximo ao corredor e uma força de atração na bobina de levitação do lado oposto com o outro lado do veículo. Portanto, para um carro em movimento, ele sempre estará localizado no centro do corredor. [pic 6]
Princípio da propulsão
A força de repulsão e de atração induzidas entre os ímãs são usadas para propulsionar o veículo. As bobinas de propulsão localizadas nas laterais do corredor são alimentadas por uma corrente, criando um deslocamento do campo magnético no corredor. Os ímãs supercondutores serão atraídos e empurrados por esses campos magnéticos em movimento, que irá propulsionar o veículo maglev.
[pic 7]
2) Demonstre matematicamente a aplicação da Lei de Biot-Savart a um condutor em formato de:
a) espira retangular e calcule o campo magnético em seu centro.
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
[pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
[pic 21]
b) espira circular e calcule o campo magnético em seu centro.
[pic 22]
[pic 23]
[pic 24]
[pic 25]
[pic 26]
[pic 27]
[pic 28]
[pic 29]
[pic 30]
3) Nas situações a seguir, utilizando as simulações dispostas em: http://web.mit.edu/8.02t/www/802TEAL3D/index.html apresente a visualização gráfica e explique fisicamente o que aconteceu com as:
...