Experimento Projeto Semestral
Por: Bruno Silva • 14/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO[pic 1][pic 2]
CAMPUS DIADEMA
CURSO DE CIÊNCIAS – LICENCIATURA
ANDRESSA FERNANDES AMARAL – RA 114.447
BRUNO SILVA ALVES DAS NEVES – RA 114.448
FRANCIELLE APARECIDA MACHADO – RA 113.337
MURILO LIMA SANTOS – RA 115.128
TIAGO KENJI RODRIGUES – RA 114.456
Experimento Projeto Semestral
Relatório apresentado como parte dos requisitos da Unidade Curricular Química II no Curso de Ciências – Licenciatura.
Professor: Dra. Ana Valéria Santos
DIADEMA
2016
OBJETIVO
Os objetivos realizados nesse experimento foi baseado na identificação do pH dentro e fora do ovo e analisar o experimento com a saída de NaOH do ovo para o meio externo.
Além de analisar a coloração do meio aquoso em ambas situações (meio externo e interno do ovo) e elaborar uma hipótese sobre o fenômeno observado e responder as questões envolvendo o experimento, o projeto semestral e os assuntos abordados em sala.
SUMÁRIO
1. Introdução. 4
2. Procedimento Experimental 4
3. Resultados e Discussão 5
4. Conclusão 9
INTRODUÇÃO
Nesse experimento foi realizado a analise comportamental de NaOH dentro de um ovo sem a membrana em contato com a água encontrado fora do ovo. Ao abrir a parte superior do ovo foi retirada a clara e a gema e em seguida deixada em descanso ( durante 35 minutos) em um a solução de hidróxido de sódio. Após o descanso foi retirada a membrana da casca (a dedo), a casca de ovo, sem membrana, será colocada em um béquer com água e em seu interior terá uma solução de NaOH. Ao final desse procedimento foram discutidas questões e hipóteses sobre o projeto semestral e propriedades químicas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAIS
- Becker de 100mL – 02;
- Becker de 5ml – 02;
- Balão volumétrico 500 ml – 01;
- Erlenmeyer – 01;
- Pipeta de 10 mL – 02;
- Proveta de 10 mL – 01;
- Funil de vidro – 01;
- Vidro de relógio – 01;
- Vareta de vidro – 01;
- Ovos – 02 ou 03;
REAGENTES
- Solução de NaOH (base forte) (liquido);
- 2 a 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína (indicador ácido-base) (liquido);
EXPERIMENTO
Cada etapa do experimento requer cálculos, seja para determinar volume ou concentração em mol/L. Todos os cálculos estarão dispostos na Parte de “Resultado e discussões” do relatório.
ETAPA 1 - Foi preparada uma solução de NaOH de um soluto sólido (Hidróxido de sódio):
Para preparar 500mL de uma solução de 1,5 mol L-1 de NaOH a partir dos reagentes comerciais, medimos a concentração em Mol/mL do soluto.
[pic 3]
Após preparar a solução e calcular a concentração, reservamos a solução.
ETAPA 2 – Nesta etapa cuidadosamente abrimos a superfície do ovo com uma agulha, formando um pequeno orifício de aproximadamente 2cm de diâmetro em sua ponta.
Em seguida foi retirada (descartada) a gema do ovo, zelando sempre a casca para não criar nenhuma rachadura.
Logo após, em um Becker de 100 ml foi adicionado a solução de NaOH (Hidróxido de sódio), que havíamos reservado, posteriormente deixamos por 35 minutos a casca do ovo, completamente submersa nesta solução.
ETAPA 3 – Passado os 35 minutos, removemos com cautela a casca do ovo do becker e lavamos com água corrente para retirar os resíduos da solução de NaOH 1,5 mol L-1, ainda presente na casca do ovo.
Logo depois, atenciosamente com dedo e água corrente foi tirada a membrana que reveste as paredes internas da casca do ovo.
Mediante a isso colocamos em um becker de 100 ml a casca do ovo, sempre com muito cuidado para não trincá-la, e adicionamos dentro da casca a solução de NaOH 1,5 mol L-1, de forma que a solução não pingasse ou tocasse o meio externo da casca do ovo, sendo preservada dentro da casca. Depois colocamos cuidadosamente na parte de fora da casca água com 2 gostas de alcoólica de fenolftaleína (indicador ácido-base).
Durante 30 minutos observamos e levantamos hipóteses do fenômeno ocorrido neste experimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após realizar as etapas 1 e 2 pudemos observar pequenas bolhas ao redor da casca do ovo, esperamos por 35 min e em seguida transferimos a solução de hidróxido de sódio com a casca do ovo imersa para um outro béquer, retiramos a membrana de dentro da casca e lavamos a mesma com água para eliminar resíduos de hidróxido de sódio.
Na etapa 3 transferimos a casca do ovo dentro do béquer, e reutilizamos a solução de hidróxido de sódio preparada na etapa 1, adicionamos água por fora da casca até que aproximadamente a metade da casca ficou imersa, colocamos em seguida 2 gotas de fenolftaleína (Indicador ácido-base) na água e a solução de hidróxido de sódio no interior da casca do ovo, como solicitado no experimento, passado os 30 min, notamos que a água ao redor do ovo mudou de cor indicando assim uma solução básica, enquanto o interior do ovo permaneceu transparente, pois os poros na casca do ovo permitiu a saída da solução de hidróxido de sódio que entrando em contato com a fenolftaleína acabou indicando uma base.
...