ENSAIO DE DUREZA DE BRINELL
Dissertações: ENSAIO DE DUREZA DE BRINELL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAFAEL0123 • 7/11/2013 • 352 Palavras (2 Páginas) • 743 Visualizações
DUREZA DE BRINELL
A dureza de Brinell consiste numa escala para a medição de dureza dos metais. Esta foi construída por volta de 1900 pelo engenheiro sueco Johann August Brinell (1849-1925).
Nos testes da dureza de Brinell um penetrador esférico endurecido é aplicado à superfície do metal a ser testado exercendo sobre este uma força. O diâmetro do penetrador de aço endurecido varia de 2,5 milímetros a 10 milímetros. As cargas padrão variam entre 500 e 3000 Kg em incrementos de 500 Kg.
Figura 04: Representação do ensaio de Dureza Brinell.
O número Brinell de dureza (HB) é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante e pode ser obtido através da seguinte relação:
Figura 05: Equação matemática para o número Brinell.
onde “P” é o valor da carga aplicada (em kgf), “D” é o diâmetro do penetrador e “d” é o diâmetro da impressão resultante, ambos em milímetros.
Para garantir um bom resultado, a medição do diâmetro da impressão deve ser feita em pelo menos duas direções. Além disso, é necessário manter a relação constante para obter resultados adequados.
A dimensão da dureza Brinell é MPa e a uma das normas que a rege é a ASTM E10.
Uma das grandes desvantagens do ensaio Brinell é o tamanho do penetrador, que muitas vezes causa danos consideráveis à peça analisada.
Durante a realização de um teste, a carga é mantida constante durante um intervalo de tempo especificado.
Os materiais mais duros necessitam de maiores cargas aplicadas.
O número de dureza de Brinell (HB) é uma função tanto da intensidade da carga aplicada, como do diâmetro da penetração resultante. Este diâmetro é medido com um microscópio especial de baixa potência, utilizando uma escala que está impressa na ocular.
O diâmetro medido é então convertido ao número apropriado HB usando um gráfico onde apenas uma escala é utilizada com esta técnica.
Nestes testes são exigidos requisitos de máxima espessura da amostra bem como a posição de penetração relativamente às arestas da mesma e de um espaçamento mínimo entre penetrações. Além disto, é ainda necessária uma penetração muito bem definida, o que obriga a ter uma superfície plana na qual aquela será realizado.
...