EPS_ Sitemas Construtivos
Monografias: EPS_ Sitemas Construtivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GustavoBO • 8/12/2013 • 474 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
O poliestireno expandido é um material de propriedades peculiares, por esta razão, a cada ano passa por novos estudos permitindo assim sua aplicação nas mais diversas áreas da tecnologia. Este trabalho irá abordar o uso do EPS na construção civil.
Há anos, o homem vem aprimorando seus estudos em busca de melhores condições de vida, para isso são realizadas pesquisas envolvendo as mais diversas áreas e os resultados destas pesquisas, traduzem-se em conforto, comodidade e melhores condições de vida.
Neste contexto, o estudo dos polímeros é fundamental na busca destes resultados e o EPS torna-se um material de grande importância devido a sua variedade de aplicações e propriedades especificas.
O EPS apresenta-se como um material de boa capacidade isolante acústica e térmica, boa resistência ao impacto e a tração, além de outras propriedades que o tornam fundamental para utilização no ramo da construção civil.
Em busca de responder a seguinte questão, o uso do EPS na construção civil é viável quando comparado a outros materiais tradicionalmente utilizados?
As hipóteses levantadas para não viabilidade de outros materiais são:
a) As limitações de possibilidades de usos devido às propriedades dos materiais.
b) A dificuldade de transporte de outros materiais por razões como peso e dificuldade de produção.
c) Custo mais elevado.
d) Maiores desperdícios nas obras.
_______________________________________________________________
O EPS é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo a camada de ozônio. Porém atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.
Nas instalações dos produtores de Isopor®, a matéria prima é sujeita a um processo de transformação física, não alterando as suas propriedades químicas. Esta transformação processa-se em três etapas: 26
4.1.2. A pré-expansão
OO Poliestireno passa por um processo de expansão que ocorre através de aquecimento num pré-expansor. Esse aquecimento é feito por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS deixando seu volume cerca de 50 vezes maior do que o original. O resultado são partículas de Isopor® constituídas por pequenas células fechadas, então o material segue para o armazenamento onde será estabilizado
4.1.3. O armazenamento intermediário
O Poliestireno expansível passa pela segunda etapa que é o armazenamento. Através desse processo o material passará por uma fase chamada fase de estabilização, onde o granulado de Isopor® arrefece criando uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo o espaço dentro das células é preenchido pelo ar circulante.
4.1.4. A moldagem
O granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar.
A escolha do tipo de matéria prima e a regulação do processo de fabricação
...