EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIOS E PRECISÃO DE VIDRARIAS
Por: ferbrb • 27/9/2018 • Relatório de pesquisa • 770 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
PRÁTICA 02:
EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIOS E PRECISÃO DE VIDRARIAS
Fernanda Bugdol Rugiski Brizola (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR)
RESUMO
Este relatório possui informações sobre o uso correto de vidrarias de laboratório e suas exatidões, os dados utilizados foram retirados de observações e anotações realizadas em aula com o auxílio do professor Alexandre M. Almeida.
- INTRODUÇÃO
Em qualquer procedimento de experiência científica as vidrarias são de total importância para o manuseio das substâncias e aferimento de medidas. Portanto é de suma importância conhecer tais vidrarias e diferenciar suas finalidades, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises.
- MATERIAIS
A) Pipeta Graduada
B) Pipeta Volumétrica
[pic 4]
C) Proveta
[pic 5]
D) Béquer de 50ml e 100ml
[pic 6][pic 7]
E) Balão Volumétrico
[pic 8]
F) Balança Analítica e de Precisão
[pic 9]
- MÉTODOS
- Medir 10 ml de água utilizando uma pipeta graduada, existente na bancada. Transferir a água para uma proveta e anotar o volume. Repetir o procedimento, transferindo a água para um béquer. Repetir o procedimento com 40 ml de água. Discutir as diferenças de volume com diferentes vidrarias.
- Pesar 5 béqueres vazios, identificar e reservar cada um.
- Medir 50 ml de água destilada em uma pipeta graduada, em uma pipeta volumétrica de 25 ml, uma proveta de 50 ml, um balão volumétrico de 50 ml e um béquer de 100 ml, transferir cada volume para os béqueres anteriormente identificados e pesados e em seguida pesar novamente.
- Repetir este procedimento em triplicata.
- Calcular o valor médio da densidade da água.
- Construir uma tabela com o cálculo da precisão de cada vidraria contendo a média e o desvio padrão de cada vidraria.
- RESULTADOS
1º Experimento- No momento de transferência de 10 ml de água destilada da pipeta graduada para a proveta, foi constatado uma diferença de 1 ml a mais. Transferindo o mesmo liquido da proveta para o béquer não há diferenças. Coletando 40 ml com a pipeta graduada e transferindo para a proveta não identificamos diferença nas medidas.
2º Experimento – Pesado 5 béquers onde o primeiro de 50 ml pesou 36,203 gr, o segundo de 50 ml pesou 35,804 gr, terceiro de 100 ml pesou 51,317, o quarto de 100 ml pesou 50.877 e o quinto de 100 ml pesou 52.788.
3º Experimento- O primeiro béquer de 50 ml recebeu duas vezes 25 ml de água destilada da pipeta graduada e foi constatada uma diferença de 3 ml, no segundo béquer de 50 ml recebeu 50 ml de água destilada do balão volumétrico e não foi identificado diferença. Foram transferidos 50 ml de água destilada da pipeta volumétrica para o terceiro béquer de 100 ml houve uma diferença de 5 ml. Utilizando uma proveta medimos 50 ml de água destilada e transferimos para o quarto béquer de 100 ml identificado diferença de 2 ml a mais. Com um béquer Boro de 100 ml medimos 50 ml de água destilada e transferimos para o quinto béquer Diogo Lab de 100 ml, foi constatado uma diferença de 3 ml. Esses procedimentos foram realizados três vezes.
...