ESTUDO DAS FISSURAS E SUAS CAUSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS
Por: Fabíola Gomes de Morais • 27/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 235 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO
CAMPUS SERRA TALHADA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Fabíola Gomes de Morais
ESTUDO DAS FISSURAS E SUAS CAUSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS
SERRA TALHADA 2020
Fabíola Gomes de Morais
ESTUDO DAS FISSURAS E SUAS CAUSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS
Pré-projeto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como requisito parcial para a elaboração da Monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil.
Orientador: Elivelthon Carlos do Nascimento
SERRA TALHADA 2020
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.2 JUSTIFICATIVA 4
1.3 OBJETIVOS 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2.1 Manifestações Patológicas 5
2.2 Fissuras 6
2.2.1 Fissuras geradas por movimentação térmica 6
2.2.2 Fissuras Geradas por movimentações higroscópicas 7
2.2.3 Fissuras Geradas pela Atuação de Sobrecargas 8
2.2.4 Fissuras Causadas por Recalques de Fundação 8
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9
4 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
- DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
As fissuras são um problema patológico causado devido á diversos fatores que atingem as edificações. Diante da pesquisa, serão identificados os diferentes mecanismos que geram o surgimento das mesmas, como cada um se comporta. Será possível analisar as diferenças entre trincas, fissuras e rachaduras. As construções são feitas com o intuito de garantir o bem-estar e segurança e seus usuários e quando anomalias assim surgem, é necessário que seja feito um acompanhamento com um especialista a fim de observar a gravidade do problema. Deste modo, esta pesquisa terá como objetivo analisar as causas, as prevenções e as terapias das trincas, sendo esta o principal foco do estudo.
- JUSTIFICATIVA
A identificação das causas das fissuras é de extrema importância, pois apenas depois de ter o conhecimento acerca de suas origens pode-se consertar os danos causados e estabelecer a segurança da obra em questão. Ao identificar suas causas é possível tratar de forma corretamente a mesma.
O trabalho vem ratificar a importância da identificação e conhecimento do que fundamentam na origem de patologias do tipo fissuras, trincas e rachaduras provocadas por movimentação térmica, movimentações higroscópicas, pela atuação de sobrecargas por recalques das fundações.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Analisar as principais causas do surgimento de fissuras nas edificações e achar possíveis soluções que sejam viáveis para evitar seu surgimento na construção civil.
- Objetivos Específicos
- Constatar as principais causas e efeitos do surgimento de fissuras nas edificações por meio de uma revisão bibliográfica;
- Analisar as características das trincas, fissuras e rachaduras;
- Identificar quais ações podem consertar ou impedir o surgimento destas anomalias;
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Manifestações Patológicas
Segundo Coelho, patologia é o nome dado a área da engenharia que estuda as deficiências presentes nas construções, ocasionadas por diversos fatores onde os mesmos são analisados neste ramo constituindo seu diagnóstico e correção.Pode ser comparada à medicina por diversas formas, que vão desde a precaução, reconhecimento, intervenção e manutenção da construção, contendo similares técnicas de investigação, conservação e restauração das edificações comprometidas(ROCHA ELOY, SÁVIO PENNA ALEIXO e ANTONIO SILVA JUNIOR, 2019). A Patologia tem o importante papel de analisar as causas, conseqüências e origem destas anomalias. Basicamente, quando não há a execução esperada em uma edificação, temos então a patologia. (Coelho, 2008).
Os processos de deterioração das estruturas ocorrem por diversos fatores, podendo advir de maneira separada ou combinada. Consta-se que os Problemas Patológicos (PP’s) podem ter procedência em qualquer uma das fases da construção, mesmo que esse processo aconteça de maneira lenta (Carmona, 2009; Andrade, 2017).
Segundo o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE/RS, 2013), pesquisas realizadas na Europa na década de 70 chegaram à conclusão de que dentre as origens das anomalias nas construções, 11% surgem devido a má utilização da residência pelos usuários, 15% pela má qualidade dos materiais, 22% por falha na execução e 7% devido a outras causas. Estas origens podem levar ao comprometimento da obra trazendo riscos às pessoas que ali residem.
...