ESTUDO DE CASO DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) EM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM GUARAPUAVA-P
Por: engpfcaetano • 3/9/2018 • Projeto de pesquisa • 3.781 Palavras (16 Páginas) • 293 Visualizações
FACULDADE GUARAPUAVA
ENGENHARIA CIVIL
MARCELO BORAZO FILHO
PEDRO FELIPE CAETANO DA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) EM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE GUARAPUAVA.
GUARAPUAVA-PR
2015
FACULDADE GUARAPUAVA
ENGENHARIA CIVIL
MARCELO BORAZO FILHO
PEDRO FELIPE CAETANO DA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) EM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE GUARAPUAVA.
Trabalho de Conclusão de Curso conforme solicitação da professora Ana Carolina Ciriaco Padilha para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil da Faculdade Guarapuava.
Orientadora: Prof. Fernanda Cardoso
GUARAPUAVA-PR
2015
Sumário
1. Título: 5
2. Delimitação do Problema: 5
3. Objetivo Geral: 5
3.2. Objetivo Especifico: 5
4. Justificativa: 6
5. Bases teóricas e Metodológicas: 7
5.2. NR – 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 7
5.3. NR – 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI 10
6. Suporte Técnico Instrumental: 17
6.2 Checklist 18
7.Cronograma: 19
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 20
- Título:
Utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) em obras de construção civil na Cidade de Guarapuava.
- Delimitação do Problema:
Hoje em dia por conta de novas normas, acidentes de trabalho e o próprio crescimento da construção civil, estão trazendo cada vez mais à tona a importância do uso de EPI'S.
Este estudo busca proporcionar um maior entendimento sobre a importância do uso e vantagens da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) em obras de construção civil de Guarapuava.
- Objetivo Geral:
Analisar os Riscos da não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual em obras de construção civil na cidade de Guarapuava – PR e listar as vantagens da utilização de cada EPI.
3.2. Objetivo Especifico:
- Verificar as causas de resistência a utilização dos EPI’s.
- Descrever as vantagens da utilização.
- Demonstrar casos de negligencia ao uso.
- Quais os EPI’s mais utilizados no Brasil.
- Novas Tecnologias e Novos Equipamentos.
- Apresentar Soluções na utilização de EPI’s que Garantam a Segurança do Trabalhador.
- Justificativa:
O tema abordado foi escolhido por estar em alta, com muitas novidades, e um tema que irá nos trazer um aprendizado que será amplamente utilizado profissionalmente no futuro, possibilitando propriamente uma especialização na área.
As novas normas da Engenharia Civil abrangem amplamente o uso de equipamentos de proteções para todos no canteiro de obra a construção civil é um dos ramos onde mais ocorrem acidentes de trabalho e a grande maioria acontece pela falta de EPI’S Por negligencia do empregador que não compra ou por erro do próprio funcionário que se nega a usar. Este trabalho visa fazer um levantamento de como estão as obras de Guarapuava quanto a utilização dos EPI’S.
- Bases teóricas e Metodológicas:
O uso de EPI’S trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo principal promover a segurança física do trabalhador. É uma área da Construção Civil considerada falha.
A construção civil consiste em diferentes atividades que envolvem riscos aos trabalhadores e quando os mesmos não usam os equipamentos de proteção, correm riscos que comprometem sua saúde física e devido aos transtornos causados pelo acidente comprometem também o andamento da obra. O uso do EPI é fundamental para garantir a proteção do trabalhador, pois evita consequências negativas em casos de acidentes de trabalho, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.
5.2. NR – 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
Um bom ambiente de trabalho é essencial para a boa rentabilidade dos funcionários, a NR-18 é a norma que regulamenta o bom ambiente de trabalho, ela trata das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e estabelece diretrizes de ordem de planejamento, organização e administrativa que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. (SÁ. Anneliza Soares 2010)
Em Entrevistas fiscais da DRT e técnicos da Fundacentro obtiveram informações que diz respeito à dificuldade em se exigir o cumprimento rigoroso da NR-18, principalmente devido à carência de recursos para a fiscalização e pesquisa. Por este motivo, a SSST (Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho) 6 recomenda pontos da norma que devem ser priorizados, que são os relativos a situações que geram grave e iminente risco e as que garantem condições mínimas de cidadania aos trabalhadores (ROCHA, 1999, p.84).
...