ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Casos: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ribeirobruno • 23/11/2014 • 550 Palavras (3 Páginas) • 640 Visualizações
RELATÓRIO – ATIVIDADE ESTRUTURADA
ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
BRUNO RIBEIRO DA SILVA
TURMA: 3003
APRESENTAÇÃO
O entrevistado foi o sr. Ricardo Costa da Silva, dono de um pequeno restaurante em Nova Iguaçu. A entrevista foi feita via chat no dia 14 de novembro de 2014.
A – Sua empresa utiliza alguma tecnologia? Por exemplo: computador, e-mail, internet, sistema de controle de clientes, etc.
“A tecnologia mais utilizada no meu empreendimento é a internet. A divulgação é essencial e, para isso, usamos e abusamos das redes sociais. Divulgamos nosso telefone, horário de funcionamento e produtos servidos para atrair mais e mais consumidores. Como se trata de um micro negócio, ainda não utilizamos sistemas operacionais para controle de estoque ou de caixa. A matéria prima é perecível, e em pouca quantidade. Por isso prefiro fazer manualmente. Mas, de uma maneira geral, as vezes é complicado trabalhar dessa forma. Não há um controle de faturamento e margem de lucro, por exemplo. “
B - Quais os benefícios que a tecnologia trouxe para o pequeno negócio?
“Sem dúvida, a utilização das redes sociais pra divulgação melhorou muito o empreendimento. O número de clientes aumentou bastante, e a procura por serviços de entregas a domicílio agora é constante. Houve recentemente a implementação de sistemas de cartões de crédito/débito. Esse sistema ajudou a acabar com o temido “fiado” e, consequentemente, aumentar nosso lucro.”
B - Quais as dificuldades que o empresário teve que superar ao decidir investir em tecnologia da informação e comunicação? Entre outras.
“Para falar a verdade, estou enfrentando essas dificuldades nesse momento. Existe a necessidade da implementação de um sistema de controle de caixas e controle de estoque. Ainda não é uma preocupação, pois o restaurante é pequeno. Mas estamos crescendo e esses sistemas já começam a fazer falta.”
RELATÓRIO
Quando se trata de um micro empresa, é fácil perceber que existe urgência no desenvolvimento e implementação de sistemas de informação. Na entrevista, o empreendedor deixa claro que não lida diretamente com nenhum tipo de sistema de processamento transacional. Tudo é manual. Por esse motivo, não existe um controle sobre a entrada e saída de produtos por exemplo. Sem um sistema de informação, o negócio tende a estagnar.
O sistema de cartões de crédito é apenas um pequeno passo. De acordo com o empreendedor, esse pequeno passo aumentou muito o faturamento do restaurante. Imagine o que esse comerciante faria se tivesse controle total sobre as informações de suas transações?
A divulgação é a base desse empreendedor. Ele quer ser visto, quer que os clientes saibam que seu estabelecimento está disponível
...