EXERCÍCIO DA PRIMEIRA AULA VIRTUAL
Por: Adriana Dutra Juliani Garcia • 7/7/2020 • Projeto de pesquisa • 461 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
ALUNA: IVY JULIANI GARCIA
ENGENHARIA CIVIL- 5° ANO
01017108
A palestra compôs a semana do meio ambiente da UNIFESO, que tinha como ênfase Fontes renováveis de energia: possibilidades e desafios legais, econômicos e técnicos. A mesa redonda era composta pelos mediadores Luiz Antônio e Ana maria.
No início do “debate” foi colocado em pauta o assunto sobre a Energia fotovoltaica , com seus prós e contas e também como as empresas solares estão se relacionando com essa pandemia.
Logo em seguida, o professor Jorge Araújo iniciou seu debate sobre energias renovais , colocando como as importantes a solar e éolica, relatou também sobre um aplicativo que as pessoas podem ter para saber quando pode usar a energia.
Em seguida, perguntou como será pós pandemia, terá que fica ter um ponto de equilíbrio para ter novos investimentos em prol dessa energia renovável que queremos.
A palavra foi passada para a professora Natiara Penalva, onde apresentou algumas fontes energéticas renováveis ( biomassa, éolica ) seguido com um gráfico de matriz energética.
Em seguida nos mostrou as cincos razões mais comuns para uma mudança dessa matriz, colocando ênfase nas razões de ordem geopolítica , dando exemplo o petróleo. Apresentação de algumas fontes como a biomassa, resididos de origem animal e vegetal. Sua vantagem é a eliminação de resíduos e negativo e manejo errado dos produtos.
Éolica , custo social ambiental menor , pouco impacto. Uma lógica econômica o aspecto negativo tem uma pequena cadeia produtiva, além de alterar o ecossistema local.
Energia solar, uso direto : vinculado ao uso doméstico. Ativa , podendo ser térmica , aquecendo água. E a fotovoltaica, que está relacionada com as placas. Suas vantagens são, emite pouco poluente que as fontes tradicionais .
Energia dos oceanos, trabalha com o vai e vem das marés e constante das oscilações das ondas. Movimenta turbinas.
A reorientação dessa matriz energética e um anseio de indivíduos e organizações fora do ssitema, ambientalistas , acadêmica ou grupos de posicionamento.
Mudança do padrão energético, fora os fatores econômicos e tecnológicos ? São produzidos apoia um planejamento geral das empresas e de governos. Os dois itens fundamentais para a implantação dessas fontes : inovação tecnológica e o custo
Os entraves dessa implantação : econômicas ( escassez da matéria prima); tecnológicos ( o que a sociedade buscas em termos tecnológicos); históricos ; geopolíticos ( o país conseguir adequadas diante de sua geografia ) e por último o natural.
As barrarias as fontes das energias renováveis : falhas mecânicas e barreirais econômicas, como baixa demanda inicial. Barreiras de informação, falta de dados referente aos potenciais energéticos solares, eólicos e geotérmicos.
O que fazer para superar essas barreiras : incentivos fiscais , mecanismos estatais de financiamento. A professora Natiara trouxe para palestra os exemplos pelo mundo, relacionando com alguns países , que deve seguir sobre as energias renováveis .
...