EXPERIMENTO: OSCILOSCÓPIO
Por: zezindopao • 17/10/2018 • Relatório de pesquisa • 872 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
ENGENHARIA ELÉTRICA
7º PERÍODO – NOITE
JOÃO PAULO GOMES XAVIER
JOSÉ RICARDO DOS SANTOS JÚNIOR
MICHELLE SILVA DE CARVALHO
VILALBA DE MORAES NASCIMENTO
EXPERIMENTO: OSCILOSCÓPIO
CAMPINA GRANDE - PB
JUNHO 2017
JOÃO PAULO GOMES XAVIER
JOSÉ RICARDO DOS SANTOS JÚNIOR
MICHELLE SILVA DE CARVALHO
VILALBA DE MORAES NASCIMENTO
EXPERIMENTO: OSCILOSCÓPIO
Relatório dos experimentos realizados no laboratório de eletrônica, da Faculdade Maurício de Nassau.
- Calibração de pontas de prova
A ponta de prova é um elemento fundamental na medição de sinais com osciloscópios, na qual não deve influenciar no comportamento do circuito que esteja sob medição. Porém, todo instrumento de medição introduz uma alteração resultando que o valor da grandeza medido não corresponde ao original. Para minimizar o efeito dessa interferência, também conhecida como efeito de carga, dever ser utilizadas pontas de provas atenuadoras (10X, normalmente) e também realizar a compensação das mesmas.
A compensação consiste em ajustar o capacitor que existe dentro da ponta de prova para que ele fique de acordo com as capacitâncias entre a ponta de prova e o osciloscópio. Para realizar esse procedimento é necessário conectar a ponta de prova entre a entrada do Canal1 e o sinal de saída de compensação da ponta de prova, em seguida, configura-se o osciloscópio para que exiba alguns ciclos desse sinal no seu visor. Se as pontas de prova estiverem compensadas de forma adequada, aparecerá uma onda quase perfeita em cada canal do equipamento. E se caso estiverem compensadas de forma inadequada, a onda aparecerá de forma distorcida.
[pic 1]
Figura 1: Efeito de uma boa ou má compensação de uma ponta de prova
Para corrigir essa distorção deve-se ajustar o capacitor de compensação variável em cada ponta de prova, usando uma chave de fenda pequena com lâmina lisa até que sejam observadas formas de onda sem interferências.
[pic 2]
Figura 2: Parafuso de ajuste para compensação de uma ponta de prova
As figuras abaixo demonstram a calibração das pontas de prova feita no osciloscópio durante o experimento:
[pic 3][pic 4]
Figura 3: Pontas de prova não compensadas.
[pic 5]
- Medição
- Tensão
A princípio, o osciloscópio é utilizado como instrumento para medição e análise de tensão, visto que, após medido o valor de tensão, pode-se obter a medição indireta de outras grandezas.
Para sinais alternados, pode-se identificar 3 características de tensão:
- Tensão de pico (Peak Voltage)
- Tensão pico-a-pico (Peak-to-Peak Voltage)
- Tensão eficaz (Root Mean Square (RMS) Voltage
A tensão é medida de forma a ser contato por número de divisões e subdivisões na graduação vertical do osciloscópio. Lembrando que, para maior exatidão da medição, recomenda-se que ampliar verticalmente o sinal, de forma que a onda abranja maior parte possível do ecrã. A referência para a medição é feita pela divisão central da tela, utilizando os comandos para ajustes, é possível mover a onda horizontalmente e verticalmente.
[pic 6]
Figura 5: Posicionamento vertical e horizontal
- Período e Frequência
A medição do período e da frequência são feitas na graduação horizontal do osciloscópio, seja lida diretamente no ecrã, ou atribuindo o valor a um campo no menu de grandezas. Essas grandezas podem ser medidas de formas mais exatas ajustando a velocidade de varrimento, de modo a cobrir maior área possível na tela do osciloscópio.
- Trigger
O Trigger é uma funcionalidade onde é permitido parar o sinal para uma análise mais precisa no display. A linha desta função é mostrada horizontalmente e ela deve ser ajustada para que passe pelo sinal a ser medido.
...