TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO MECÃNICA E SÓLIDO-LÍQUIDO

Por:   •  6/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

JÔNATHAS VERISSIMO DE MELO (No 12212727)

EXTRAÇÃO MECÃNICA E SÓLIDO-LÍQUIDO

MACEIÓ/ 2016

JÔNATHAS VERISSIMO DE MELO (No 12212727)

EXTRAÇÃO MECÃNICA E SÓLIDO-LÍQUIDO

Relatório referente à disciplina Laboratório de Engenharia Química 3, ministrada pela professora Dayana de Gusmão Coelho do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas.

MACEIÓ/ 2016

RESUMO

Muitas frutas e sementes contêm óleos de alto valor em sua composição, e a extração dos mesmos pode se dar de distintas formas, entre elas estão a extração mecânica e extração por solvente. No seguinte experimento avaliou-se o rendimento na extração do óleo contido no amendoim, obtendo um rendimento de 18,79% na prensagem e 33,77% com solvente. Também foram analisadas distintas formas de elevar a eficiência do processo, como o controle da granulometria que interfere em ambos os casos.

Palavras-chave: Extração sólido-líquido. Soxhlet. Prensa.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 4
  2. RESULTADOS E DISCUSSÕES .................................................................................5
  3. CONCLUSÃO..............................................................................................................10

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................11


1.  INTRODUÇÃO

Muitas frutas e sementes contêm componentes de alto valor compondo a estrutura de suas células, por exemplo, coco, soja, semente de girassol, oliva, que produzem óleos e gorduras. A extração de óleos vegetais pode ser através de diferentes processos de extração como: artesanal (fervura), prensagem hidráulica mecânica (hidráulica e contínua), por solvente e outros. Antes da extração é necessário o preparo da amostra, que inclui descascamento, limpeza, secagem, desintegração, floculação e condicionamento ou aquecimento. Estas operações dependem do tipo e da qualidade da matéria-prima (BRENNAN et al.,1990; TANDY, 1991).

A extração mecânica é a operação de separação de líquidos de sólidos pela aplicação de forças de compressão, é geralmente usada nas indústrias de alimentos e bebidas. Normalmente são necessários pré-tratamentos de despolpamento, redução de tamanho e aquecimento antes da separação do líquido para aumentar o rendimento (BRENNAN et al.,1990).

A prensagem é um método que, por não utilizar solvente ou algum tipo de gás, obtém-se um produto com suas propriedades naturais preservadas. No entanto, normalmente é realizada em combinação com a extração por solvente, pela sua menor eficiência na retirada de óleo, a menos que seja aplicada alta pressão, o que reduziria o conteúdo de óleo residual na torta a até 5%, dispensando o subsequente uso do solvente (MORETTO; FETT, 1998). Uma das primeiras aplicações da extração por solvente foi a separação de misturas orgânicas em grupos de compostos de características químicas similares, como na remoção ou produção de substâncias aromáticas. Posteriormente este método foi aplicado também para a produção de fármacos e em processos ambientais, constituindo uma etapa durante a qual uma fase orgânica está em contato com uma fase aquosa ou outra fase orgânica imiscível (WENNERSTEN, 1992).

No seguinte experimento avaliou-se tanto a extração mecânica, como por solvente, tendo como material de estudo o amendoim, verificando posteriormente a eficiência de cada mecanismo.

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Sendo utilizado amendoim para a análise, primeiramente se fez uma trituração manual com o auxilio do almofariz, posteriormente pesou-se em um Becker previamente tarado para obter a massa total de amendoim que resultou 70,28g. O aparato experimental foi disposto de modo a coletar-se em outro Becker todo o material removido através da prensagem decorrente da extração mecânica, contudo o somatório da massa da torta acumulada na prensa mais o óleo capturado não representam a massa inicial, por questões que serão abordadas. A máquina (prensa hidráulica Bovenau) possuía limite de operação a 15 kgf/cm2, por questões de segurança se manteve ao longo do processo no máximo 12 kgf/cm2, tentando conservar constante ao decorrer da extração. Foram feitas medições da massa obtida ao longo do tempo, para avaliar-se o rendimento. Após todas as medições no transcorrer do experimento, construiu-se a seguinte tabela:

Tabela 1 – Dados experimentais

Massa do óleo (g)

Tempo de extração (s)

0,14

30

0,83

60

2,10

90

3,03

120

3,93

150

5,08

180

6,21

210

7,24

240

7,90

270

8,58

300

9,43

330

9,97

360

10,68

420

11,64

480

13,21

600

Fonte - AUTOR, 2016.

As duas últimas medições da massa não seguiram os intervalos de tempo estipulados, mas sua finalidade é de obter-se o rendimento “máximo” do procedimento. A massa da torta acumulada na prensa foi removida com precisão para não se perder seus resíduos, e resultou em 48,41g.  É possível calcular-se então tanto o rendimento, designado pela massa de óleo obtida em função da massa total, como também as perdas residuais de óleo, decorrente da sua deposição na prensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (271.8 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com