Economia 8
Ensaios: Economia 8. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Miriaam • 16/11/2013 • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 1.929 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Quando um país entra em crise há uma tendência à redução de arrecadação da receita tributária e uma elevação das despesas do governo. Isso porque todos os agentes econômicos buscam gastar menos e, portanto, pagam menos impostos. O governo nesse cenário receberá menos receita oriunda do pagamento desses impostos, mas por outro lado gastará mais tentando fazer com que essa economia retorne ao equilíbrio. Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia e com a expansão das empresas, a demanda por infra-estrutura é cada vez maior (e geralmente a competência da geração destes bens e serviços é do Estado); fatores políticos e sociais também exigem uma atuação direta do Estado, já que, por exemplo, faz-se necessária a adoção de políticas que diminuam a desigualdade de renda. Assinale abaixo a alternativa que apresenta as três funções básicas do setor público na sua atuação na economia.
I. Função Alocativa (está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado);
II. Função Distributiva (o governo funciona como agente redistribuidor de renda à medida que, por meio da tributação, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os segmentos menos favorecidos);
III. Função Estabilizadora - o Estado deve controlar os grandes agregados econômicos, evitando excessivas flutuações e procurando diminuir os efeitos das quedas da atividade produtiva.
IV. Função Inflacionária - trata da descrição detalhada da arrecadação dos impostos e dos gastos públicos no orçamento público.Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas sobre as funções do estado na economia.
Resposta
Resposta Selecionada: a. As afirmações I; II e III apresentam corretamente as três funções do estado na economia.
Resposta Correta: a. As afirmações I; II e III apresentam corretamente as três funções do estado na economia.
Feedback da resposta: De modo geral, podemos identificar três funções básicas para o setor público:
Função Alocativa - Está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. São diagnosticadas algumas falhas no sistema econômico que o mercado, isoladamente, não consegue dar conta.
Função Distributiva - O governo funciona como agente redistribuídor de renda à medida que, por meio da tributação, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os segmentos menos favorecidos (GARCIA, 2005, p.521).
Esta transferência pode ser direta, como por exemplo, a previdência social, ou na forma de redirecionamento na oferta de bens públicos, como por exemplo, um programa de saneamento de favelas.
Função Estabilizadora – “Está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preço e emprego, pois o pleno-emprego e a estabilidade de preços não ocorrem de maneira automática” (GARCIA, 2005, p. 522). Assim, o Estado deve controlar os grandes agregados econômicos, evitando excessivas flutuações e procurando diminuir os efeitos das quedas da atividade produtiva.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
A política fiscal representa todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos). Entende-se por política fiscal a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação dos impostos e administração dos seus gastos. A forma como estas duas políticas, tributária e de gastos, são usadas afetam diretamente o comportamento da economia.
PORQUE
Quando o governo tem por objetivo estimular o crescimento econômico e a criação de empregos, adota medidas fiscais para elevar a demanda agregada da economia, ou seja, adota uma política fiscal expansionista, caracterizada por um aumento nos gastos públicos e/ou redução nos impostos.
Assinale a opção correta a respeito destas afirmações.
Resposta
Resposta Selecionada: c. As duas afirmações são verdadeiras , e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Resposta Correta: c. As duas afirmações são verdadeiras , e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Feedback da resposta:
As duas afirmações são verdadeiras , e a segunda é uma justificativa correta da primeira”. Isto porque: A política fiscal representa todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos). Entende-se por política fiscal a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação dos impostos e administração dos seus gastos. A forma como estas duas políticas, tributária e de gastos, são usadas afeta diretamente o comportamento da economia.
Quando o governo tem por objetivo estimular o crescimento econômico e a criação de empregos, adota medidas fiscais para elevar a demanda agregada da economia, ou seja, adota uma política fiscal expansionista, caracterizada por um aumento nos gastos públicos e/ou redução nos impostos. Já quando o governo tem por objetivo o controle da inflação, as medidas fiscais vão no sentido inverso, ou seja, adota-se uma política fiscal contracionista ou restritiva, com a ampliação da carga tributária (o que inibe o consumo das famílias e o investimento das empresas) e/ou a redução dos gastos públicos. Se o objetivo for melhorar a distribuição da renda, esses instrumentos são usados de forma seletiva, em benefício das pessoas menos favorecidas, como por exemplo, gastos públicos concentrados em regiões mais pobres da cidade, ou a cobrança de impostos proporcional à renda das pessoas (quem ganha mais pagaria mais impostos e quem ganha menos, pagaria menos).
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Uma das características do desenvolvimento do capitalismo no Brasil diz respeito ao papel do Estado como fator de estímulo à industrialização. Esse papel
...