Educação clássica: greco-romana
Relatório de pesquisa: Educação clássica: greco-romana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hugofilho • 15/12/2014 • Relatório de pesquisa • 285 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
A educação clássica: greco-romana
QUEIROZ, Marta Maria Azevedo. A educação clássica: greco-ramana. In: QUEIROZ, Marta Maria Azevedo. História da Educação. Teresina: EDUFPI/UAPI, 2010.
A Grécia era formada por cidades-estados com uma sociedade dividida em classes com base na escravidão que desenvolveu um sistema econômico baseado no comércio, dona de uma herança vastíssima nas artes, literatura e filosofia ao mundo ocidental.
Os gregos tinham uma visão universal do seu entorno, as explicações
predominantemente religiosas não tinham peso, sendo substituídas pelo uso da razão autônoma, da crítica, da personalidade livre, o homem como ser racional com seus atributos pessoais capaz de inquirir quanto ao que pudesse vir ao bel prazer de seus inquietantes questionamentos capaz de estabelecer uma leitura por mais que equivocada de sua realidade. A educação do homem consistia no aperfeiçoamento do corpo pela ginástica, da mente pela filosofia e pela ciência, e a moral e os sentimentos pela musica e artes.
Com a formação das polis gregas, começam a aparecer as primeiras escolas. Somente no período clássico, sobretudo em Atenas, a instituição escolar foi solidificada. Esta instituição atendia principalmente aos mais abastados de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. A escola permanecia
Elitizada, o ideal de educação da época estava em consonância com os ideais e aspirações da sociedade.
As cidades-estados gregas possuíam uma peculiaridade quanto a formação social-cultural dos seus concidadãos, ou se alinhavam ao modo de educação e formação cultural de Atenas ou ao de Esparta, as duas polis gregas mais importantes e influenciadoras na idade clássica.
...