Eficiência Energética Na Região Suldeste
Artigo: Eficiência Energética Na Região Suldeste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzannesugiyama • 11/3/2015 • 2.458 Palavras (10 Páginas) • 233 Visualizações
RESUMO
Esta pesquisa trata da identificação do melhor padrão energético aplicável à região Sudeste brasileira. Uma justificativa para o tema seria diminuir custos e aumentar o rendimento de acordo com as características socioeconômicas e geográficas da referida região. O foco principal é disponibilizar informações para contribuir com o aumento da eficiência energética e com a viabilização da produção de energia limpa na própria região ao invés de buscá-la em áreas mais afastadas do país. E, para que isso ocorra, é necessário conhecer qual o sistema mais adequado. Esta coleta de dados se concretizará por meio de pesquisas bibliográficas, entrevistas informais com profissionais atuantes na área, visita a empresas dedicadas ao assunto no tempo determinado no cronograma da pesquisa. A partir das informações coletadas, parte-se para a etapa de análise qualitativa.
Palavras-chave: eficiência energética; região Sudeste; sistemas de energia.
Este projeto aborda o tema energia renovável com ênfase na geração e na implantação na região sudeste brasileira. Nesta área a maior porcentagem de energia renovável provém de hidrelétricas, principalmente a de Itaipu e as de Minas Gerais. O foco principal é disponibilizar informações para a viabilização da produção de energia limpa na própria região ao invés de buscá-la em áreas mais afastadas do país.
Devido ao grande impacto ambiental ocasionado na construção de usinas hidrelétricas, a energia solar mostra-se mais eficiente, uma vez que é totalmente natural e praticamente infinita. O objetivo da pesquisa é analisar a viabilidade da utilização de células fotovoltaicas para a complementação do abastecimento de energia na região de Itajubá. Será necessária a análise topográfica e climática da região assim como a verificação de custos e estudos específicos referentes à implantação, manutenção e armazenamento da energia solar.
Este projeto aborda o tema energia renovável com ênfase na
SUMÁRIO
1. EMENTA DO PROJETO 03
2. OBJETIVOS 03
2.1 Objetivo Geral 03
2.2 Objetivos Específicos 03
3. JUSTIFICATIVA 04
4. FUNDAMENTOS 04
5. METODOLOGIA 06
5.1 Levantamento Bibliográfico 06
5.2 Entrevista 07
5.3 Coleta de Dados 07
5.4 Interpretação dos Dados 07
6. CRONOGRAMA 07
7. ORÇAMENTO 08
8. REFERÊNCIAS 09
1. EMENTA DO PROJETO
Sabendo que hoje a geração de energia é um assunto polêmico e que locais com altas concentrações populacionais e industriais, como a região sudeste, necessitam de uma demanda exorbitante, discute-se muito sobre o que fazer para esse recurso não acabar.
Dessa forma, faz-se necessária uma adequação dos meios energéticos, já que as matérias-primas das energias não-renováveis podem acabar, sobrando assim apenas as energias renováveis para serem utilizadas. É fundamental saber qual tipo de energia renovável é mais viável nesta região para direcionar os investimentos futuros. Para tanto, é preciso avaliar as características geográficas, socioeconômicas e ambientais da região.
É nesse cenário que este projeto se enquadra, tendo como foco identificar qual é o método de geração de energia renovável mais adequado para o sudeste brasileiro. Para isso serão realizados levantamentos bibliográficos, entrevistas informais com profissionais atuantes na área e coleta de dados disponíveis nos órgãos responsáveis.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Com o tema geração de energia cada vez mais em evidência, o objetivo dessa pesquisa e examinar a viabilidade da implantação das energias renováveis na região sudeste, a qual possui grande densidade populacional e um vasto parque industrial que possui grande necessidade energética.
2.2 Objetivos Específicos
Fazer a análise do sistema energético da região sudeste do Brasil e encontrar quais formas de energia renovável melhor atendem está demanda.
Levar em consideração as necessidades da população e quais mudanças cada forma de energia adotada traria a esta região.
Examinar o impacto ambiental que seria causado na região, levando em conta o desmatamento, a poluição e gasto para produção destas energias.
Usar todos os padrões de geração de energia para traçar as características de cada sistema, comparando-o às características geográficas, socioeconômicas e ambientais da região sudeste, descobrindo assim, qual o sistema mais viável para ser implantado em tal território.
3. JUSTIFICATIVA
“A energia é fundamental para o desenvolvimento de uma nação e, de forma geral, para a manutenção da vida.” (ROSSIM, 2008, p. 2). Para a viabilização dessas condições, é necessário que se utilize sistemas energéticos, os quais tornam possível a produção dessa energia.
Com o passar dos anos, a necessidade energética vem aumentando e isto implica na necessidade da utilização de novos sistemas de geração de energia, que devem ser viáveis e se adequarem às características das regiões as quais serão submetidos.
Uma região onde há um constante aumento do consumo de energia é a Sudeste. Isso se deve ao fato da região ser um lugar de atração demográfica. Com os maiores pólos industriais brasileiros e as maiores populações, o Sudeste precisa de uma grande quantidade de energia, que por diversos motivos tem sido gerada em lugares cada vez mais distantes. Porém, durante a transmissão dessa energia, há uma grande perda, o que torna o sistema um pouco inviável.
Com o objetivo de aumentar a eficiência energética, é importante que as energias sejam produzidas na própria região, e que sejam utilizados
...