Elemento resistivo linear
Por: Lídia Alves • 9/10/2017 • Relatório de pesquisa • 751 Palavras (4 Páginas) • 411 Visualizações
[pic 1]
EXPERIMENTO 1:
ELEMENTO RESISTIVO LINEAR
Discentes: Glaucia de Assis Fiuza
Letícia de Fátima Miguel
Lídia Alves de Castro
Introdução
Sabendo que todo corpo oferece, normalmente, maior ou menor dificuldade à passagem de corrente elétrica. Assim, a característica de um condutor que é relevante nessa situação é a resistência (R).
Pode-se determinar a resistência de um condutor através da equação:
R = V / I.
onde (V) é a diferença de potencial entre seus extremos e (i) a intensidade da corrente.
A relação entre essas grandezas foi descoberta por George Simon Ohm (1787 – 1854) em 1827 e recebeu seu nome (Lei de Ohm), assim como a unidade de resistência elétrica (ohm).
Ohm comprovou através de seus experimentos que aplicando uma tensão (V) nas extremidades de um condutor, e mantendo constante a temperatura do mesmo, nota-se que a tensão (V) será proporcional a corrente (I) que circula por esse resistor, assim para diferentes tensões aplicadas a esse condutor.
Objetivo
- Estabelecer o valor da resistência de resistores em circuitos meramente resistivos.
- Exercitar a uso de um multímetro digital.
Materiais
- Fonte de tensão contínua;
- Multímetro digital;
- Multímetro analógico;
- Resistor R1 com código de cores;
- Painel para ligações;
- Cabos para conexões;
- Tabela com código de cores.
Procedimentos
Na aula pratica foi pedido que se determinasse a resistência elétrica de resistores, e suas respectivas incertezas, de três maneiras:
Primeiramente foi identificado o valor da resistência fornecido pelo fabricante, por meio de consulta ao código de cores do resistor R1 de quatro faixas, que correspondiam à (marrom, preto, marrom e dourado), sendo eles respectivamente: (1; 0; x10Ω; +/- 5%).
No segundo passo foi realizada a medida da resistência com a utilização do multímetro, onde com as garras jacaré do mesmo foi conectado no resistor R1, posteriormente o multímetro foi posicionado na posição de medição de resistência para se obter o valor da medição.
No ultimo passo foi montado um circuito utilizando o resistor, o multímetro, e fonte de alimentação, mostrado na Figura 1. Após montagem do circuito foi realizado 6 medições de corrente para diferentes tensões aplicadas.
Figura 1: Circuito constituído de uma fonte de tensão ɛ, um resistor R, um multímetro utilizado como voltímetro V e um miliamperímetro analógico A.
[pic 2]
Resultado e análise
Realizado as três medições de resistência sendo elas a medida feita pelo fabricante que teve como resultado o valor de R=100±5 Ω, a medida com o multímetro onde é uma medida direta, obtendo como resultado R= 98,1 ± 0,1 Ω e a outra a medida indireta realizada através do gráfico de dispersão finalizando com o valor de R=99±5Ω, foi possível observar que todas elas estavam dentro do intervalo especificado pelo fabricante.
...