Eletrica E Eletronica
Pesquisas Acadêmicas: Eletrica E Eletronica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulorlopes • 25/9/2014 • 1.995 Palavras (8 Páginas) • 272 Visualizações
Apostila de Elétrica e Eletrônica – Microcamp Tatuí
Circuito Elétrico – Pode ser definido como o percurso completo por onde os elétrons se escoam de um terminal da fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar ao terminal oposto da mesma fonte de tensão.
• Corrente Elétrica - é o fluxo de qualquer carga elétrica. O símbolo convencional para representar a quantidade de corrente é o I. A unidade padrão de medida de corrente é o A (Ampère). A corrente elétrica também pode ser chamada de Intensidade de Corrente ou Amperagem.
• Corrente Alternada - AC, é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção variam ciclicamente, ou seja, que varia numa certa ordem.
• Corrente Contínua - DC, é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre em uma mesma direção.
Circuito Eletrônico – Os circuitos eletrônicos diferem dos circuitos elétricos por possuírem interligações entre diversos componentes eletrônicos, enquanto circuitos elétricos somente têm conexões com componentes elétricos.
• Circuitos Eletrônicos – são ativos, pois atuam de forma a interagir com o meio através de oscilações, realimentações, amplificações, entre outras.
• Circuitos Elétricos – são passivos, isto é, não têm atuação própria, não interagem entre si de forma reguladora.
Tensão Elétrica ou Diferença de Potencial – a tensão é definida como a diferença de potencial elétrico entre dois componentes (A e B), ou seja, quando componente A possue uma quantidade de carga elétrica maior B, por exemplo, esse componente busca o equilíbrio de carga com o componente B, assim há a troca de elétrons até que esse equilíbrio se concretize, essa diferença elétrica é a tensão. Assim as cargas elétricas que trafegam pelo condutor de um componente ao outro, são a corrente elétrica, portanto a tensão é o que causa a corrente elétrica. Representamos a Tensão pela letra U, medido em V (Volts).
Situação elétrica
Se tivermos duas esferas metálicas iguais carregadas com concentrações diferentes de cargas elétricas (potenciais elétricos diferentes) e as ligarmos por um condutor, haverá movimento de cargas da esfera com maior potencial para a esfera com menor potencial, devido a haver uma diferença de potencial entre elas.
No caso representado na figura, haverá movimento de cargas da esfera da direita para a da esquerda. Este movimento de cargas (corrente elétrica) só termina quando ambas as esferas estiverem a igual potencial (diferença de potencial igual a zero).
Resistência Elétrica – é a oposição que um dispositivo ou material oferece à passagem da corrente elétrica. Conceituar 'resistência elétrica' em termos de 'dificuldade' ou 'oposição' á passagem da corrente elétrica é apenas uma técnica macroscópica e simplista para contornar a conceituação microscópica dos efeitos observados quando portadores de carga elétrica interagem com a matéria. As partículas constituintes da corrente elétrica (portadores) chocam-se (interação de campos) com as partículas do próprio condutor. O número de choques por unidade de volume é o conceito fiel e microscópico para a grandeza "resistência elétrica'.
A grande façanha da lei de Ohm, conforme pode ser demonstrado, é que o resultado da 'operação' U/I (duas grandezas de fácil medição) é justamente a medida do número de choques por unidade de volume (uma contagem de difícil realização prática).
Exercícios
1. O que é um Circuito Elétrico?
2. O que é Corrente Elétrica? Corrente Alternada? Corrente Contínua ?
3. Defina Tensão Elétrica.
4. O que é Resistência Elétrica?
5. Ligue os pontos:
• Ω
Tensão • • I
• V
Amperagem • • A
• U
Resistência • • R
A lei de Ohm - A relação entre a intensidade da corrente elétrica (I), a tensão elétrica (U) e a resistência elétrica (R) foi descoberta por Georg Simon Ohm. Ele fez seus próprios fios resistores. Com eles, conseguiu mostrar que a intensidade da corrente depende de seus comprimentos e de suas espessuras, quando a tensão sobre eles e a temperatura são mantidos constantes.
Suas observações (a,b,c),feitas sob tensão e temperatura constantes, foram as seguintes:
(1) A intensidade da corrente elétrica diminui quando se aumenta o comprimento do fio, sem alterar sua espessura. R: aumenta quando o comprimento do fio aumenta.
(2) A intensidade da corrente elétrica aumenta conforme se aumenta a espessura do fio, sem alterar seu comprimento. R: diminui quando a espessura do fio aumenta.
(3) Com comprimento e espessura constantes, a intensidade da corrente se altera quando se substitui um material condutor por outro. R: depende do material de que é feito o fio.
(4) Usando-se sempre o mesmo fio, mantido à temperatura constante, a intensidade da corrente aumenta quando se aumenta a tensão aplicada.
Dessas observações, Ohm conclui que, se a temperatura for mantida constante, a relação mantinha-se constante para qualquer fio particular. Essa constante é exatamente o valor da resistência elétrica do fio em questão.
A partir desses postulados definiu-se:
R=U/I e assim sendo temos outras formulas :
U=R.I e I=U/R
Exercícios
1) Uma d.d.p.(tensão) aplicada entre os extremos de um fio é mantida constante. Se a resistência desse fio, devido a uma causa qualquer, diminuir, a intensidade de corrente através dele ............... (aumenta / diminui / não se altera).
2) Se a d.d.p.(tensão) aplicada sobre um fio é aumentada, sem alterar sua resistência elétrica então, a intensidade de corrente através dele deve ....................
...