Eletricidade Aplicada
Por: Emanuel Veiga • 9/6/2018 • Abstract • 805 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Faculdade Estácio de Curitiba
Eletricidade Aplicada
Conceitos básicos
Nome: Emanuel Veiga
Turma nº 3001- Quarta – Noite
Resumo ⎯ Este artigo descreve conceitos básicos de Eletricidade, tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e lei de ohm para cálculo de circuitos elétricos simples.
Este relatório apresenta os conceitos básicos de eletricidade aplicada, tensão elétrica ou (ddp) diferença de potencial entre dois pontos, explicando o conceito tensão que pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica, Conceitos de corrente elétrica que é causada por uma ddp causando um fluxo de cargas que passa por um fio condutor, intensidade da corrente elétrica, abrange conceitos de resistência elétrica e lei de ohm para cálculo de circuitos simples.
Tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos (DDP). A tensão elétrica e a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. As formula para calculo de energia são:
U = Eel / Q
V= I.R
V= P/I
Esta formula acima são as formulas básicas onde p=potência elétrica
I= corrente elétrica
V= tensão elétrica
R= resistência elétrica
U= tensão elétrica
E= energia elétrica
Q= quantidade de carga
Já a corrente elétrica ela é a responsável pela eletricidade, ela é causada pela movimentação de elétrons em um condutor, mas também é possível haver corrente de íons positivos e negativos. A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico (DDP). Para cálculo da corrente elétrica (I) na secção transversal de um condutor se considera o módulo da carga que passa por ele em um intervalo de tempo: |q|=n*e
[pic 1]
A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI é o ampère (A), em homenagem ao físico francês André Marie Ampère, e designa coulomb por segundo (C/s).
Resistencia elétrica se caracteriza pela dificuldade encontrada para passagem de corrente elétrica por um condutor e sua grandeza adotada no Si é o ohm, em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm. A formula para cálculo da resistência foi encontrada pela 1º lei de ohm onde a intensidade de corrente elétrica é diretamente proporcional á tensão DDP aplicada em seus terminais.
[pic 2]
Lei de Ohm e a relação entre resistência, tensão elétrica e corrente elétrica. A lei de ohm, descoberta e fórmulada por Georg Simon Ohm, relacionam as três grandezas elétricas principais e demonstra como elas estão intrinsecamente ligadas. Essa descoberta se deu por um experimento relativamente simples feito por Georg, por suas descobertas seu nome foi dado a essa lei da eletricidade.
Georg ligou uma fonte de tensão elétrica a um material, e percebeu que circulou uma corrente elétrica por esse circuito. Em seguida Georg variou essa tensão e percebeu uma corrente elétrica diferente. E desta forma para cada tensão aplicada uma corrente diferente era registrada em suas anotações.
[pic 3]
- Como se chama a lei que relaciona as três grandezas básicas e quais são estas três grandezas?
A lei que relaciona as três grandezas básicas em um circuito elétrico e chamada Lei de Ohm, que relaciona a corrente (I), a tensão (V) e a resistência (R).
- Por um resistor conectado a um circuito circula uma corrente de 2,4 A. Qual é a quantidade de carga elétrica em coulombs que atravessa o resistor no período de 2 min?
- Coulomb a quantidade de carga elétrica de 1 Ampere durante 1 segundo, pela lei de coulomb é possível obter a expressão:
Q=I*t onde Q=2,4*2*(60) no qual Q=288C
- Qual é a característica principal da estrutura atômica de um material que faz com que ele seja bom condutor de eletricidade?
A característica principal da estrutura atômica de um material condutor é a existência de elétrons livres, assim é possível que a carga seja transportada através deles, ou seja, as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre.
1. Como se chama a lei que relaciona as três grandezas básicas em um circuito elétrico e
...