Eletricidade Aplicada
Por: mottacarol • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como finalidade expor uma pesquisa realizada no laboratório de eletricidade da Universidade Estácio de Sá, como parte da avaliação da disciplina de Eletricidade Aplicada.
Assim sendo, o grupo formado por 4 alunos teve a incumbência de realizar a experiência a partir de um roteiro pré-definido, procurando obter o máximo desempenho possível.
O tema proposto foi "Medida de corrente e voltagem".
Nesta pesquisa experimental, primeiramente conectamos em série dois resistores a um multímetro e observamos os resultados. Em seguida, realizamos a mesma experiência com os mesmos resistores em paralelo. Os resultados foram obtidos, comparando-se os cálculos com base na tabela de código de cores.
Nenhuma dificuldade relevante foi observada no decorrer da experiência.
Fundamentos Teóricos
Circuito em série
A associação de resistores em série consiste em conectar a "saída" de uma resistência à "entrada" de outra em um circuito. Cada resistor adicional colocado em um circuito se soma à resistência total desse circuito.
A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é:
Req = R1 + R2 + .... Rn
Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados.
[pic 1]
Circuito em Paralelo
Associação de resistores em paralelo é quando as "entradas" de 2 ou mais resistores estão ligadas entre si, e as "saídas" dos resistores estão ligadas entre si.
A equação para um total de n resistores em paralelo é:
Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}
[pic 2]
Resistores
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm.
[pic 3]
Código de Cores
Por seu tamanho muito reduzido, é inviável imprimir nos resistores as suas respectivas resistências. Optou-se então pelo código de cores, que consiste em faixas coloridas indicadas como a, b, c e % de tolerância, no corpo do resistor. As primeiras três faixas servem para indicar o valor nominal de suas resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal.
[pic 4]
Multímetro
Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital, como o que foi utilizado na experiência.
[pic 5].
Resultados
Materiais utilizados
Dois resistores, plug banana, garra jacaré, multímetro, tabela de cores.
Teste 1
Realizamos em primeiro momento, o teste de cada Resistor, conectando-os separadamente ao multímetro. Ligamos cada resistor ao aparelho, com o plug banana e a garra jacaré.
O multímetro foi ajustado para 200k em ambos os testes.
O Resistor 1 tinha coloração, de acordo com o código de cores: MARROM - VERMELHO - LARANJA - PRATA, e conforme o código de cores, o valor de cálculo era 12.000+10%.
O valor medido foi 11.9, portanto, o valor aferido era compatível ao código de cores.
Teste 2
O Resistor 2 tinha coloração, de acordo com o código de cores: MARROM - PRETO - MARROM - PRATA, e conforme o código de cores, o valor de cálculo era 100+10%.
O valor medido foi 098, portanto, o valor aferido era compatível ao código de cores.
[pic 6][pic 7]
Teste 3
O terceiro teste foi realizado utilizando o Resistor 1, em circuito em série.
Ajustamos o multímetro para 20k e anotamos na tabela os valores de acordo com o código de cores. Em seguida, fizemos o cálculo do circuito em série (R1 + R2 = 12.000 + 100 = 12.100) e comparamos ao resultado apontado no multímetro, que foi 12.05.
...