Eletricidade Eletrônica Dimensionamento de Resistores
Por: Paula Guimarães • 12/11/2017 • Exam • 904 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA CELSO SUKOW DA FONSECA
CAMPUS DE MARACANÃ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ELETRICIDA/ELETRÔNICA
Professor:Thiago Americano
Dimensionamento de Resistores
Amanda Chousa, Gabriela Chagas e Paula Guimarães
Rio de Janeiro - Brasil
6 de Setembro de 2017
SUMÁRIO
1-Objetivo 3
2-Introdução 3
3-Materiais Utilizados 5
4-Procedimento 5
5-Resultados 5
6-Conclusão 6
1-Objetivo
- Ler o valor da resistência de cada resistor através do multimetro.
- Determinar a máxima potência dissipada pelo resistor por meio de suas dimensões físicas.
2-Introdução
Multímetro ou Multitestes, em inglês (Multimeter), é um instrumento analógico ou digital, que serve para efetuar diversar medições elétricas.
Serve para diversos tipos de instrumentos de medida, num único equipamento, tais como: Voltímetro, Amperímetro, Ohmímetro, Capacímetro, Frequêncímentro, Termômetro, entre outros, como também existem outros opcionais, conforme o fabricante do instrumento a ser disponibilizado.
Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica, pois são instrumentos mais utilizados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos.
Multímetros Analógicos:funcionam com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica, montada em um anel em volta de um ímã.
Multímetros Digitais:funcionam convertendo a corrente elétrica em sinais digitais, através de circuitos denominados análogo-digitais.
Ambos os modelos, utilizam um sistema de chave mecânica ou eletrônica, que divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição a ser feita.
Sempre quando for realizar uma medida utilizando um multímetro, seja ele digital ou analógico, deve-se ter uma estimativa de valor da grandeza a ser medida, pois os aparelhos apresentam certas limitações. Pois quando se deseja medir a tensão de uma rede elétrica é necessário saber se a mesma não ultrapassa o maior valor de tensão que o aparelho suporta para medir. Caso ultrapasse, pode ocasionar na queima do próprio instrumento. Consultar o manual de instruções do equipamento continua sendo uma boa opção.
Em todo multímetro existem duas pontas de prova, sendo a pronta de prova vermelha, que é a positiva (+), e a ponta de prova preta, que é a negativa (-). Na hora de conectar essas pontas de prova no equipamento, vale lembrar que o plugue comum, normalmente é indicado por COM, e é onde deve estar sempre ligada a ponta de prova preta, que é a negativa (-). Já a ponta de prova vermelha, a positiva (+), irá depender do que será medido.
O plugue indicador por V/Ohms/mA é onde deve estar conectada a ponta de prova vermelha, positiva (+), caso queira medir a tensão AC (Corrente Alternada) ou DC (Corrente Direta), resistência e corrente na ordem de miliamperes.
O plugue indicado por A é onde deve estar a ponta de prova vermelha, positiva (+), caso queira medir a corrente contínua ou alternada. Já o plugue do multímetro que pode ser utilizado para a medição de corrente contínua mais intensa, geralmente é de até 20A, neste caso a indicação do plugue seria 10A ou 10ADC.
Nos multímetros digitais, quando for realizado uma medida de tensão contínua, pode ocasionar de mostrar no visor o sinal de (-), significando que as pontas de prova estão invertidas, ou seja, a ponta de prova vermelha está sendo colocada no ponto negativo do nível de tensão que está sendo medida. Para medir tensão ligue as pontas de prova em paralelo com o componente ou com a região do circuito que quer saber a diferença. Para medir corrente usamos o multímetro ligado em série com o circuito no ponto em que desejamos saber quanto está passando de corrente.
...