Eletricidade Predial
Monografias: Eletricidade Predial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunahoa • 27/10/2014 • 2.525 Palavras (11 Páginas) • 356 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, os problemas relacionados à partida de motores de indução
trifásicos são bem definidos e, conseqüentemente, os métodos de partida bastante
dominados. Basicamente, esses problemas surgem devido à elevada corrente
solicitada na partida, que podem não só danificar os equipamentos ligados a rede
devido à elevada queda de tensão, mas também necessitar de sobre dimensionamento dos condutores e contatores, pois os picos de corrente na partida podem muitas vezes chegar a oito vezes a corrente nominal. Outro problema é o alto conjugado de partida, que produz grandes esforços nas engrenagens, acoplamentos e dispositivos de transmissão.
Porém, há problemas que não estão relacionados apenas à partida, e sim,
principalmente, à parada do motor. Este é o caso das bombas, pois produzem “Golpe de Aríete”, fenômeno da hidráulica em que a pressão atinge níveis indesejáveis, que podem causar danos às tubulações (rupturas por sobre pressão) e também danificar bombas e válvulas.
A soft-starter é um equipamento destinado à redução desses problemas. Como seu próprio nome sugere (termo em inglês para “partida suave”), é destinado para realização de partidas, paradas e proteção de motores. São amplamente utilizados na indústria para acionamentos de motores de indução trifásicos, que ocupam um grande patamar das aplicações com motores elétricos.
O estudo desse equipamento tem se tornado cada vez mais interessante, pois,em virtude de seu grande benefício somado à sua crescente utilização, é muito
provável que os engenheiros se deparem com esse tipo de equipamento no ambiente de trabalho industrial.
1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA
Totalizando um investimento de R$ 15,1 bilhões, a construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio teve início em agosto de 2008 e deve estar totalmente concluída no início de 2016. Porém, o início da geração de energia vem antes, no primeiro trimestre de 2012, com a entrada em operação da primeira das 44 turbinas da Usina, na margem direita do rio Madeira, em Porto Velho (RO).
A data representa um novo marco na construção de grandes empreendimentos em razão do adiantamento em um ano do cronograma inicial do projeto. As turbinas serão instaladas e acionadas gradativamente até 2016. A obra, que teve início com 750 trabalhadores diretos, somou, em seu auge, 19.000 funcionários, sendo 80% mão de obra local nos três primeiros anos.
Para conduzir um projeto com as proporções da Usina Santo Antônio, a concessionária conta com o Consórcio Construtor Santo Antônio - CCSA, formado pelo Consórcio Santo Antônio Civil - CSAC (Construtora Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez), Odebrecht Montagem e pelo Grupo Industrial do Complexo Rio Madeira - Gicom (Alstom, Andritz, Bardella, Siemens e Voith). O CCSA é responsável pelo fornecimento do projeto, das obras civis, dos equipamentos eletromecânicos, montagem eletromecânica e comissionamento da Usina.
A construção começou pela margem direita do rio Madeira, em Porto Velho (RO), em setembro de 2008 - cerca de um mês após a concessão da Licença de Instalação pelo Ibama, em 18 de agosto. Envolvendo o que há de mais moderno em tecnologia e processos de engenharia, o trabalho realiza-se em dois grandes canteiros, um em cada margem do rio Madeira. Todo o trabalho foi precedido pela atuação da equipe de sustentabilidade da Santo Antônio Energia, que realizou a negociação fundiária com as comunidades locais, a recuperação arqueológica e paleontológica, a supressão vegetal parcial - acompanhado de resgate de fauna, flora e ictiofauna -, entre outras atividades.
1.1.1 Evolução da obra
Progressivamente, ensecadeiras foram sendo instaladas em diferentes trechos do rio Madeira para permitir a escavação e posterior concretagem do leito.
Em julho de 2009, aconteceu o primeiro lançamento de concreto do empreendimento, para construção da estrutura do primeiro grupo de geração e do vertedouro complementar, na margem direita.
A grande diferença dos trabalhos no outro lado do rio (onde estão os grupos de geração 2 e 3 e o vertedouro principal) é que grande parte dessas estruturas foram edificadas em solo firme, e não no leito do rio. Nesta área também foram instaladas diversas estruturas de apoio, como galpões, refeitório e o alojamento de funcionários. Para a constituição do canal de fuga e restituição desse segmento da Usina, foram meses de trabalho de mais de 150 profissionais, entre operários, engenheiros e biólogos, para a limpeza do igapó Engenho Velho, que resultou no bem-sucedido resgate de 1,3 toneladas de peixes e mais de 130 jacarés.
No final de outubro de 2009, foi lançada a primeira leva de concreto do vertedouro principal, na margem esquerda, umas das maiores estruturas da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Composto por 15 vãos, o vertedouro permite a passagem de um volume de até 84 mil m³ de água do reservatório. A conclusão dessa importante etapa deu-se no dia 5 de julho de 2011, quando foram abertas as comportas que permitiram o desvio do rio Madeira. A cerimônia teve a presença da presidente da República Dilma Rousseff e ministros de Estado. O desvio do rio de seu percurso natural permitiu o início da construção e instalação do grupo de geração 4, que se estenderá até 2015.
1.2 OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1.2.1 Objetivos Gerais
Ao decorrer do estágio supervisionado cujo objetivo foi de mostrar ao aluno sua futura atuação profissional na área técnica, foram realizadas atividades com o objetivo de apresentar o princípio de funcionamento do soft starter, suas características e relações básicas, bem como as principais aplicações práticas,formas de controle da velocidade e métodos de partida e parada programáveis, relacionando essas características com as necessidades desejadas na aplicação.
1.2.2 Objetivos Específicos
• Preparar o aluno para atuar na área técnico-.eletrotécnica;
• Desenvolver e colocar em prática o conhecimento adquirido durante o
curso técnico
...